Questões de Concurso
Filtrar
                
                  961 Questões de concurso encontradas                
                
                
                  Página 165 de 193                
                
                      Questões por página:
    
                    
                
              
              
            
            Questões por página:
    
                    
                Concurso:
                SEDUC-RJ
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Educação Física                    
                  
                  
                
              
             Na pesquisa sobre avaliação na dinâmica das aulas de Educação Física escolar, Souza (in Pereira & Souza,2011) conceituou uma matriz analítica das tendências de avaliação do ensino-aprendizagem. Tal estudo de?niu como propósito do processo avaliativo o julgamento qualitativo realizado por professores e alunos em busca da transformação social. Tal propósito da avaliação, no campo do ensino-aprendizagem está contido na tendência: 
    
                Concurso:
                SEDUC-RJ
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Educação Física                    
                  
                  
                
              
             Assis de Oliveira (2001) afirma que o esporte traz consigo possibilidades de vivências contraditórias em que os pares dialéticos solidariedade/rivalidade, coletividade/individualidade, confiança/ suspeita, entre outros, concorrem frequentemente nas aulas de Educação Física. De acordo com o autor, para que sua proposta de reinvenção e transformação do esporte se efetive concretamente a partir do chão da escola é preciso que o professor de Educação Física empreenda ações conscientes orientadas e movidas para: 
    
                Concurso:
                SEDUC-RJ
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Educação Física                    
                  
                  
                
              
             Alvin e Taborda de Oliveira (in Taborda de Oliveira,2006) analisam que compreender a Educação Física a partir de uma concepção pautada na corporalidade remete a mudanças significativas no plano curricular, tendo em vista a necessidade dos professores mediante os desafios contemporâneos da sociedade presentes na prática docente. Muitos são os problemas que adentram os muros da escola e, geralmente, estão articulados à estrutura social, interferindo cotidianamente nas manifestações corporais de todos os sujeitos que fazem parte da comunidade escolar. Entre os elementos que interferem nas manifestações corporais e no plano curricular, é possível destacar: 
    
                Concurso:
                SEDUC-RJ
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Educação Física                    
                  
                  
                
              
             Segundo Souza (in Pereira e Souza,2011) a prática da avaliação em educação física escolar tem sido predominantemente realizada de forma classificatória, autoritária e coercitiva. A autora observa que a avaliação deve ser um processo contínuo, com envolvimento de professores, alunos e famílias, sendo utilizada para diagnosticar as realidades e orientar a tomada de decisões do ambiente escolar. Nesse sentido, o processo de avaliação compreende que é necessário: 
    
                Concurso:
                SEDUC-RJ
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Educação Física                    
                  
                  
                
              
             Ao formular o plano de curso para suas turmas do ensino médio, Arildo, professor de Educação Física do C.E. Comunidade Ômega, em Magé, RJ, decidiu nele inserir conhecimentos de Anatomia e Fisiologia Humanas a fim de subsidiar os estudantes para o autogerenciamento de atividades corporais. Nesse sentido, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN do Ensino Médio, espera-se que, no decorrer do curso, os alunos sejam capazes de: