Filtrar


Questões por página:
Na obra As cem linguagens da criança, os autores apresentam uma lista de sugestões para a interação entre criança-professor, como uma condensação e síntese que pode ser útil aos leitores. Conforme essa lista, no trabalho com desenhos, o professor começa ajudando as crianças a estabelecerem uma relação com o objeto ou com o evento desenhado, tal como a viagem aos campos, uma observação cuidadosa de si mesmo no espelho etc. Nesse caso, o desenho torna-se
Conforme o documento Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva (2008), do nascimento aos três anos, o atendimento educacional especializado se expressa por meio de serviços de intervenção precoce que objetivam
Para responder à questão, leia o seguinte texto adaptado.
“Na Educação Infantil, valoriza-se a experiência _________ na relação com ________, sendo os textos narrativos, poéticos ou científicos tão importantes quanto a fala, a pintura, o som, o desenho, o movimento, enfim, tudo o que incorpora a imaginação.”
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto, de acordo com o documento Diretrizes Curriculares da Educação Básica para a Educação Infantil: um processo contínuo de reflexão e ação (2013).
Ao transformarmos as crianças em alunos, estamos atribuindo a elas uma cultura escolar já marcada pela e na sociedade, que traz consigo outros vocabulários que as naufragam em um arcabouço escolarizado. Conforme Fochi (2015), garantir que a educação infantil seja habitada por crianças coloca em voga
Conforme o documento Diretrizes Curriculares da Educação Básica para a Educação Infantil: um processo contínuo de reflexão e ação (2013), na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Campinas, o currículo é