Filtrar


Questões por página:
Os Parâmetros nacionais de qualidade para a Educação Infantil apresentam elementos que buscam contemplar, além da concepção de criança, discussões que abarcam: 1. A concepção de pedagogia da Educação Infantil. 2. O debate sobre a qualidade da educação em geral e o debate específico no campo da educação da criança de 0 até 4 anos. 3. Os resultados de pesquisas recentes. 4. A qualidade na perspectiva da legislação e da atuação dos órgãos oficiais do país. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Os Parâmetros nacionais de qualidade para a Educação Infantil foram elaborados para os sistemas educacionais e para as instituições de educação infantil no Brasil, com o intuito de estabelecer uma referência nacional que subsidie os sistemas na discussão e implementação de:
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) de acordo com os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. ( ) A criança é um sujeito social e histórico que está inserido em uma sociedade na qual partilha de uma determinada cultura. ( ) A criança é um sujeito profundamente marcado pelo meio social em que se desenvolve, mas também contribui com ele. ( ) A criança é uma abstração e produto da história e da cultura. ( ) A criança é um sujeito conhecedor, cujo desenvolvimento se dá por sua própria iniciativa e capacidade de ação. ( ) Os novos paradigmas englobam e transcendem a história, a antropologia, a sociologia e a própria psicologia, resultando em uma perspectiva que define a criança como ser competente para interagir e produzir cultura no meio em que se encontra. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
É papel indispensável a professores e gestores escolares refletirem acerca da importância da ludicidade na prática pedagógica como facilitadora do ensino aprendizagem.
Considerando esta afirmação está CORRETA a afirmação.

Leia as seguintes afirmações.


São razões que levam os educadores a recorrerem às atividades lúdicas e a utilizá-las como um recurso no processo de ensino aprendizagem:


I. As atividades lúdicas correspondem a um impulso natural da criança e, neste sentido, satisfazem uma necessidade interior, pois o ser humano apresenta uma tendência lúdica.

II. O lúdico apresenta dois elementos que o caracterizam: o prazer e o esforço espontâneo. Ele é considerado prazeroso, devido a sua capacidade de absorver o indivíduo de forma intensa e total, criando um clima de entusiasmo. Em virtude desta atmosfera de prazer dentro da qual se desenrola, a ludicidade é portadora de um interesse intrínseco, canalizando as energias no sentido de um esforço total para consecução de seu objetivo. Portanto, as atividades lúdicas são excitantes, mas também requerem um esforço voluntário;

III. As situações lúdicas mobilizam esquemas mentais. Sendo uma atividade física e mental, a ludicidade aciona e ativa as funções psico-neurológicas e as operações mentais, estimulando o pensamento.


Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).