Filtrar


Questões por página:
Na tentativa de se desvincularem da figura materna, há docentes da educação infantil que desconsideram as práticas relativas aos cuidados físicos e focalizam seu trabalho no ato de educar. Essa postura pode ser considerada:
Em seu livro Exercício de Indignação, Maria Helena Souza Patto aborda uma triste realidade: “o fato de a maioria das crianças brasileiras em idade escolar não se beneficiar da escola, mesmo estando dentro dela” (PATTO,2010, p.61). Tal afirmação aponta para:

Os métodos de alfabetização podem ser classificados em dois grupos principais: sintéticos e analíticos. Os métodos sintéticos iniciam com a leitura dos elementos gráficos, como letras e sílabas, e progridem até a leitura completa das palavras. Entre esses métodos estão o alfabético, o fônico e o silábico. Por outro lado, os métodos analíticos começam com a leitura de palavras, frases ou textos, para, posteriormente, reconhecer os elementos gráficos, como sílabas e letras.


(Fonte: https://acesse.dev/metodos-e-processos.adaptado)


Em relação ao método fônico, é CORRETO afirmar que:

Na teoria sociointeracionista, as relações entre aprendizagem e desenvolvimento são fundamentais, pois o desenvolvimento é impulsionado pela aprendizagem, sendo a interação entre o meio e o indivíduo essencial para esse processo. A criança internaliza as interações com o ambiente, promovendo o desenvolvimento que se dá de fora para dentro.

(Fonte: https://https://l1nq.com/teoria-da-educacao.adaptado)


O pensamento exposto reflete a teoria de:

Visualizar Questão Comentada
mostrar texto associado
A pesquisadora Angela Kleiman, ao abordar a questão da leitura na escola, explica que não existem leituras completamente autorizadas em um sentido absoluto, mas sim reconstruções de significados, que podem ser mais ou menos adequadas de acordo com os objetivos e intenções do leitor. Nesse sentido, a leitura na escola deve abordar estratégias que