Questões de Concurso
Filtrar
1.035 Questões de concurso encontradas
Página 109 de 207
Questões por página:
Julgue o item que se segue.
Afetividade, inteligência e motricidade são elementos dissociáveis na evolução psíquica da criança, pois esses elementos têm papéis bem definidos, permitindo à criança alcançar níveis de pensamento cada vez mais elevados.
Julgue o item que se segue.
A compreensão relativa ao desenvolvimento psicomotor é importante para que o professor, em sua atuação na Educação Infantil, possa utilizar-se desses conhecimentos para estimular as crianças de acordo com os objetivos propostos. Em relação ao movimento de preensão e da coordenação óculo-manual ou viso-manual, por exemplo, é fundamental ao professor compreender que ele se manifesta quando a criança organiza as noções de tempo para melhor organizar sua rotina e suas ações cotidianas.
Julgue o item que se segue.
O atendimento das necessidades de higiene, alimentação, saúde, segurança, sono e bem-estar da criança, tradicionalmente denominadas de cuidado, é compreendido como forma de ajudar o outro a desenvolver-se enquanto ser humano. Nessa perspectiva, as ações do cuidar se distinguem do educar, adquirindo outro caráter, e não sendo incorporadas como atividades estritamente pedagógicas.
Julgue o item que se segue.
Loris Malaguzzi, autor do poema “As Cem Linguagens da Criança” e idealizador da pedagogia que valoriza o pensamento dos pequenos e as linguagens utilizadas por eles, defende que o aprendizado decorre em grande parte do trabalho das próprias crianças, de suas atividades e do uso dos recursos que elas têm. Nesse sentido, as crianças desempenham um papel ativo na construção dos conhecimentos, e o aprendizado se torna um processo auto-construtivo.
Julgue o item que se segue.
Como atividade dominante na infância, tendo em vista as condições concretas da vida das crianças, a brincadeira pode ser uma das formas pelas quais estas começam a aprender. Dessa forma, a brincadeira poderá configurar-se como espaço de diagnóstico dos interesses e necessidades infantis e se transformar em espaço de experimentação e estabilização de conhecimentos e afetos, por meio das interações entre crianças e adultos, possibilitando a criação de um vínculo com o trabalho nas diferentes áreas do conhecimento.