Filtrar


Questões por página:
Segundo a Resolução n.05 de 17 de dezembro de 2009, que fixa as diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil, em seu Art.4º, as propostas pedagógicas da Educação Infantil devem considerar que a criança é:
A Educação Infantil precisa assegurar, para todas as crianças, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento e as condições para que elas sejam o foco do planejamento curricular, desempenhem papel ativo e protagonista na vivência das experiências. Isto quer dizer que as experiências precisam ser vivenciadas através dos Campos de Experiências citados abaixo, exceto:
O desafio do(a) professor(a) é perceber e apoiar cada uma das crianças em suas especificidades, promovendo situações de interação com as outras crianças, em vários momentos e em diferentes atividades, de modo a favorecer a transformação do seu repertório cultural e ampliar suas aprendizagens. O(a) professor(a) cuida e educa uma criança com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, exceto quando:
Os direitos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil, segundo a BNCC e o DCRC, precisam ser garantidos e devem ser concretizados nos campos de experiência. Não podem ser considerados de forma fragmentada e ganham especificidades nos diferentes campos de experiência. Abaixo, estão destacados os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, exceto:
A Documentação Pedagógica na Educação Infantil trata-se de um “processo de tornar o trabalho pedagógico (ou outro) visível ao diálogo, interpretação, contestação e transformação” (Dahlberg,2016, p.229). Documentar o processo vivido pelos bebês e crianças deve envolver a conjugação de três ações inseparáveis, que são: