Questões de Concurso
Filtrar
1.035 Questões de concurso encontradas
Página 110 de 207
Questões por página:
Julgue o item que se segue.
O processos de avaliação, na Educação Infantil, pressupõe uma proposta pedagógica que vise a levar em conta a diversidade de interesses e possibilidades de exploração do mundo pela criança, respeitando sua própria identidade sociocultural, e proporcionando-lhe um ambiente interativo, rico em materiais e situações a serem experienciadas; um professor curioso e investigador do mundo da criança, agindo como mediador de suas conquistas, no sentido de apoiá-la, acompanhá-la e favorecer lhe novos desafios; um processo avaliativo permanente de observação, registro e reflexão acerca da ação e do pensamento das crianças, de suas diferenças culturais e de desenvolvimento, embasado do repensar do educador sobre o seu fazer pedagógico.
Julgue o item que se segue.
A primeira meta do Plano Nacional de Educação 2014-2024 é universalizar, até 2016, a Educação Infantil na pré-escola para as crianças de 4 (quatro) a 6 (seis) anos de idade e ampliar a oferta de Educação Infantil em creches de forma a atender, no mínimo,70% (setenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final de sua vigência.
Julgue o item que se segue.
A ludicidade é uma necessidade da criança, pois, para que ela se desenvolva integralmente, precisa brincar livremente. Por isso, a brincadeira da criança na escola é totalmente livre, pois essa liberdade é única e exclusivamente da criança e, por conseguinte, não do educador.
Julgue o item que se segue.
As propostas e práticas pedagógicas que constituem a Educação Infantil devem ter como um dos eixos norteadores das ações cotidianas a brincadeira. Assim, a planificação das diferentes ações cotidianas deverá propor brincadeiras às crianças e organizar o espaço de modo que os brinquedos estejam disponíveis às crianças em todos os momentos.
Julgue o item que se segue.
A alfabetização só tem sentido quando desenvolvida no contexto de práticas sociais de leitura e de escrita e por meio dessas práticas, ou seja, em um contexto de letramento e por meio de atividades de letramento; este, por sua vez, só pode desenvolver-se na dependência da e por meio da aprendizagem de escrita.