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Brincar e jogar são atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia, porque as crianças:
Ao pensar na organização do tempo nas instituições de educação infantil, pode-se optar por algumas possibilidades, como, por exemplo, as atividades permanentes, as sequências de atividades e os projetos. As atividades permanentes se caracterizam como:
Com o discurso da necessidade urgente de proporcionar formação continuada para os profissionais que atuam com crianças pequenas, muitos sistemas de ensino oferecem cursos esporádicos, de forma aligeirada, sem uma continuidade e sem uma base teórico-metodológica definida, gerando, como demonstram pesquisas na área da educação (KRAMER,2005), a desqualificação intelectual do profissional. Noutra direção, ao pensar em práticas de formação dirigidas aos profissionais da educação infantil, é necessário:
O processo de construção da autonomia é complexo. Conceber uma educação em direção à autonomia significa considerar as crianças como:
Considerando o que prevê a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL,2017), o trabalho do professor de educação infantil envolve “refletir, selecionar, organizar, planejar, mediar e monitorar o conjunto das práticas e interações, garantindo a pluralidade de situações que promovam o desenvolvimento pleno das crianças.” Além disso, cabe ainda ao educador acompanhar tanto essas práticas quanto as aprendizagens das crianças, por meio de: