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De acordo com o Referencial Curricular para a Educação Infantil – RCNEI (1998, p.28, vol.1), “as brincadeiras de faz de conta, os jogos de construção e aqueles que possuem regras como os jogos de tabuleiros, jogos didáticos, jogos corporais, dentre outros, promovem a ampliação dos conhecimentos da criança por meio da atividade lúdica”. Sobre a contribuição dos brinquedos educativos, analise as afirmativas a seguir.

I. Quebra-cabeça e dominó: estimula funções ligadas à capacidade de planejamento e ao pensamento estratégico, necessários para se atingir objetivos.
II. Jogo “resta um”: proporciona desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, construção de regras, elaboração de estratégias, atenção e concentração, antecipação, perseverança no jogar, chegando até aos movimentos de pinça que são tão importantes para o desenvolvimento da coordenação motora.
III. Fantoches: proporciona o desenvolvimento da linguagem e do pensamento; promove o desenvolvimento da sociabilidade e criatividade.
IV. Bingos: proporciona uma aprendizagem prazerosa e muito mais produtiva de conteúdos didáticos.

Está correto o que se afirma em
É de comum acordo entre os estudiosos do tema que o trabalho com os gêneros textuais na sala de aula é primordial para o incentivo e desenvolvimento da leitura e escrita.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) considerando essa afirmativa.
( ) Desde que não concebamos os gêneros como modelos estanques nem como estruturas rígidas, mas como formas culturais e cognitivas de ação social corporificadas na linguagem, somos levados a ver os gêneros como entidades, cujos limites e demarcação se tornam fluidos.
( ) Toda manifestação verbal se dá sempre por meio de textos realizados em algum gênero. Assim, a centralidade da noção de gênero textual está no trato sociointerativo da produção linguística.
( ) O texto é o resultado de uma ação linguística e suas fronteiras são indeterminadas, já que está cercado pelo mundo em que ele está inserido.
( ) Os problemas ortográficos ou sintáticos atrapalham a compreensão se o texto estiver inserido numa cultura e circular entre indivíduos que a dominam. A textualidade também depende de regras sintáticas ou ortográficas, além das condições cognitivas e discursivas.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Qual dos autores abaixo defende a premissa de que a zona de desenvolvimento iminente é a distância entre o nível do desenvolvimento atual da criança, que é definido com ajuda de questões que a criança resolve sozinha, e o nível do desenvolvimento possível da criança, que é definido com a ajuda de problemas que a criança resolve sob a orientação dos adultos e em colaboração com companheiros mais inteligentes?
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil afirmam que as propostas pedagógicas da Educação Infantil devem respeitar os princípios:
Para um equilibrado processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental é necessário: