Filtrar


Questões por página:
O cuidar, na sua concepção mais ampla, é uma vertente importante da profissionalização do educador infantil, pois aponta para atitudes de:
Ao longo da história da educação infantil, um problema foi identificado: a questão da dicotomia que se revelava na ideia de que a creche era o espaço do cuidar e a pré-escola, o lugar de educar. Para combatê-lo, foi prevista legalmente a concepção da educação infantil como etapa inicial da educação básica que tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento integral da criança pela tríade:
Um dos desafios da educação infantil é tornar-se inclusiva, capaz de educar a todas as crianças:
A fim de garantir um ambiente de ordem e de harmonia, algumas práticas educativas procuram simplesmente suprimir o movimento, impondo às crianças de diferentes idades, inclusive bebês, rígidas restrições posturais (longo período de espera em filas, ou sentadas, ou ainda dentro dos berços, com possibilidade limitada de movimentos. Tais práticas se fundam na equivocada ideia de que o/a:
Quando a criança brinca, é possível observar a coordenação de suas experiências prévias e aquilo que os objetos manipulados sugerem ou provocam no momento presente. Pela repetição daquilo que já conhece, utilizando a ativação da memória, atualiza seus conhecimentos prévios, ampliando-os e transformando-os por meio da criação de uma situação imaginária nova. Sendo assim, pode-se compreender o brincar como em uma atividade interna da criança, baseada no/na: