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A Lei nº 12.796/2013 alterou a Lei nº 9.394/1996 (LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), trazendo mudanças significativas em relação à educação infantil. Sobre as disposições atuais da LDB referentes à educação infantil, analise as afirmações abaixo:


I. A educação infantil passa a ser obrigatória a partir dos 4 anos de idade, garantindo-se a matrícula gratuita na escola pública próxima à residência da criança.


II. A avaliação na educação infantil deve ser realizada mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.


III. A carga horária mínima anual da educação infantil é de 800 horas, distribuídas por um mínimo de 200 dias de trabalho educacional.


Quais afirmações estão corretas de acordo com a LDB e suas alterações?

Um aluno com deficiência intelectual está no processo de alfabetização e sua professora busca meios de tornar o aprendizado mais acessível para ele. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):


(__) Práticas diversificadas e significativas são recomendadas para tornar o aprendizado mais acessível para alunos com deficiência intelectual.


(__) A utilização de práticas diversificadas acaba confundindo e atrapalhando o processo de alfabetização de alunos com deficiência intelectual.


(__) Tornar o aprendizado relevante para os alunos com deficiência intelectual é uma prática pedagógica eficaz.


Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:

Consta no artigo de Elaine Rabello José Silveira Passos, intitulado Vygotsky e o desenvolvimento humano, que:
Vygotsky et al. (1988) acredita que as características individuais e até mesmo suas atitudes individuais estão impregnadas de trocas com o coletivo, ou seja, mesmo o que tomamos por mais individual de um ser humano foi construído a partir de sua relação com o indivíduo.
Suas maiores contribuições estão nas reflexões sobre o desenvolvimento infantil e sua relação com a aprendizagem em meio social, e também:
Durante a fase de alfabetização, é fundamental considerar a perspectiva infantil, entendendo o modo como as crianças percebem o mundo e o processo de aprendizagem. De acordo com a psicopedagogia, qual estratégia pode contribuir para o desenvolvimento da autonomia e motivação da criança na alfabetização?
A utilização de tecnologias digitais no processo de alfabetização pode ampliar as possibilidades de ensino e aprendizagem. De que forma a tecnologia pode ser usada a favor da alfabetização nas escolas públicas?