Questões de Concurso
Filtrar
1.035 Questões de concurso encontradas
Página 159 de 207
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Piên - PR
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com a teoria exposta na psicogênese da língua escrita, toda criança passa por quatro fases até que esteja alfabetizada: pré-silábica, silábica, silábico-alfabética e alfabética. Dentre essas fases, como é o processo da fase silábica?
Concurso:
Prefeitura Municipal de Piên - PR
Disciplina:
Pedagogia
Na educação infantil existem sínteses de aprendizagens esperadas em cada campo de experiências. Essa síntese deve ser compreendida como elemento balizador e indicativo de objetivos a serem explorados em todo o segmento da educação infantil, e entre os objetivos propostos no campo: espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, qual objetivo NÃO é esperado nessa etapa e segmento?
Concurso:
Prefeitura Municipal de Piên - PR
Disciplina:
Pedagogia
Sobre a legislação da educação infantil em seu artigo 31, ressalta que “a educação infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns”. Dentre esta organização, qual a única alternativa que NÃO condiz com essas regras comuns?
Disciplina:
Pedagogia
A Pedagogia denominada Histórico-crítica, idealizada por Dermeval Saviani, aponta como impedimento para a crescente qualidade educacional o caráter mecânico presente no processo do ensino e a pouca divulgação, pelos professores, aos estudantes sobre as razões que justificam os critérios para discernir os conhecimentos necessários à educação. Dermeval Saviani compartilha ideias que indicam que o papel do professor é ativar a motivação dos estudantes e exercitar a mediação durante a proposta pedagógica dos conteúdos. Assinale a alternativa que apresenta a ideia de Saviani sobre uma das funções da escola.
Disciplina:
Pedagogia
Em se tratando de alfabetização e letramento, Lerner (2002) afirma que “Ensinar a ler e escrever é um desafio que transcende amplamente a alfabetização em sentido estrito. O desafio que a escola enfrenta hoje é o de incorporar todos os alunos à cultura do escrito, é o de conseguir que todos seus ex-alunos cheguem a ser membros plenos da comunidade de leitores e escritores”, e complementa: “Agora, para concretizar o propósito de formar todos os alunos como praticantes da cultura escrita, é necessário reconceitualizar o objeto de ensino e construí-lo tomando como referência fundamental