Questões de Concurso
Filtrar
1.035 Questões de concurso encontradas
Página 160 de 207
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura Municipal de Rio Claro - SP
Disciplina:
Pedagogia
O respeito à singularidade e ao ritmo de cada criança é um princípio norteador do documento Orientação Curricular da Educação Infantil (Secretaria Municipal de Educação de Rio Claro). Nele, propõese uma prática que favorece esse respeito, descrita como “o oferecimento simultâneo de várias atividades que podem ser realizadas individualmente ou em pequenos grupos, propiciando a participação ativa das crianças nesta organização”.
A qual prática se refere o documento?
A qual prática se refere o documento?
Concurso:
Prefeitura Municipal de Rio Claro - SP
Disciplina:
Pedagogia
Frade, Araújo e Glória (2018, p.63) afirmam que a “multimodalidade é entendida como o uso de variados modos de representação que se articulam para a construção do sentido do texto”. Para as autoras, como esse conceito de multimodalidade se relaciona com o advento da cultura digital e os desafios da alfabetização?
Concurso:
Prefeitura Municipal de Rio Claro - SP
Disciplina:
Pedagogia
Dentre os eixos que propõem Sasseron e Carvalho (2011) a respeito da alfabetização científica, está a compreensão da natureza das ciências e dos fatores éticos e políticos que circundam sua prática. Esse eixo, no âmbito do ensino de ciências nos anos iniciais do Fundamental, deve ser trabalhado de modo a
Concurso:
Prefeitura Municipal de Rio Claro - SP
Disciplina:
Pedagogia
A entrada da criança (e também do adulto analfabeto) no mundo da escrita ocorre simultaneamente por esses dois processos: pela aquisição do sistema convencional de escrita; e pelo desenvolvimento de habilidades de uso desse sistema em atividades de leitura e escrita, nas práticas sociais que envolvem a língua escrita (adaptado de SOARES,2004). Como se denominam esses dois processos, respectivamente?
Concurso:
Prefeitura Municipal de Rio Claro - SP
Disciplina:
Pedagogia
Moran (2015) observa que, na sala de aula, lidamos hoje com uma geração acostumada a jogar. Nesse contexto, o autor defende que