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Segundo a pesquisadora Sônia KRAMMER (2006), a educação infantil se reveste de destacada importância no desenvolvimento humano e social, sobretudo para as crianças mais carentes, exatamente por:
I. Atribuir à criança a condição de cidadã, substituindo a função meramente higienista, assistencialista e compensatória dessa etapa de ensino pela devida dimensão pedagógica.
II. Propiciar na criança não só mais prontidão para a educação sistematizada, mas também melhor rendimento nas aprendizagens posteriores.
III. Contribuir para que a criança consiga superar dificuldades iniciais decorrentes da pobreza e da limitação cultural.
Assinale:
O Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil – RCNEI (1998, p.122) entende que, para aprender a ler e a escrever, a criança precisa construir um conhecimento de natureza conceitual: precisa compreender não só o que a escrita representa, mas também de que forma ela representa graficamente a linguagem. Isso nos permite concluir que a alfabetização é:
I. Um processo no qual as crianças precisam resolver problemas de natureza lógica até chegarem a compreender de que forma a escrita alfabética em português representa a linguagem, e assim poderem escrever e ler por si mesmas.
II. Um adestramento das capacidades relacionadas à percepção e memorização, associadas ao desenvolvimento de habilidades sensório-motoras.
III. Um modo de promover a socialização do indivíduo na medida em que possibilita novas formas de trocas simbólicas com outros indivíduos e o acesso franco às mais variadas formas de bens culturais.
Está correto o que se afirma:
Analise as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:
Analise as afirmativas a seguir e marque a opção CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. A prática educativa – quando contempla o tema dos Direitos Humanos – demanda dos profissionais de educação uma discussão do papel da escola na formação para a cidadania. Essa formação deve considerar a necessidade de o ideal de democracia estar em todos os níveis do contexto escolar, da proposta pedagógica à organização políticoadministrativa.

II. Os Parâmetros Curriculares Nacionais e também os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil são normas de abrangência nacional que tolhem os princípios de dignidade humana e depreciam a diversidade cultural do ambiente escolar.


Marque a alternativa CORRETA: