Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
Em relação à integração entre educar e cuidar na escola, é INCORRETO afirmar:
O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. As crianças se movimentam desde quando nascem, adquirindo cada vez maior controle sobre seu próprio corpo e se apropriando das possibilidades de interação com o mundo. Engatinham, caminham, manuseiam objetos, correm, saltam, brincam sozinhas ou em grupo, com objetos ou brinquedos, experimentando sempre novas maneiras de utilizar seu corpo e seu movimento. Ao movimentar-se, as crianças expressam sentimentos, emoções e pensamentos, ampliando as possibilidades do uso significativo de gestos e posturas corporais. O movimento humano, portanto, é mais do que simples deslocamento do corpo no espaço: constitui-se em uma linguagem que permite às crianças agirem sobre o meio físico e atuarem sobre o ambiente humano, mobilizando as pessoas por meio de seu teor expressivo.

(Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.)


Sobre o eixo temático “movimento”, descrito no documento referenciado para a educação infantil, assinale a afirmativa correta.
O crescimento e o desenvolvimento saudável das crianças na creche estão baseados em todas as atitudes e procedimentos que atendem às necessidades de afeto, alimentação, segurança e integridade corporal e psíquica durante o período do dia em que elas permanecem na instituição. Sobre a alimentação da criança na creche, assinale a afirmativa correta.

Observe a imagem a seguir.



Imagem associada para resolução da questão

(Disponível em http://fotomelia.com/wp-content/uploads/edd/2015/06.)



Sabemos que a brincadeira na educação infantil estimula a criatividade e o desenvolvimento das crianças de forma plena, assim como a maturidade emocional. Sobre a importância das brincadeiras, é INCORRETO afirmar que:

A primeira etapa da educação básica, que compreende o atendimento escolar das crianças de zero a cinco anos, oferecida em creches e pré-escolas, é uma etapa fundamental para o desenvolvimento integral, quando são aprendidos os conceitos básicos para a próxima etapa, o ensino fundamental. A avaliação é um instrumento importante para que o professor entenda o quadro de ensino-aprendizagem, dado que, além de indicar o desenvolvimento da criança, também auxilia nos passos que podemos tomar para um desenvolvimento de qualidade.
(BOSSO,2022, s/p.)

Em relação à avaliação na educação infantil, é correto afirmar que: