Filtrar


Questões por página:

Relacione os aspectos que caracterizam e valorizam a identidade do sujeito da infância às suas respectivas definições.


I. Microaspectos


II. Macroaspectos


III. Dimensão Individual e Dimensão Social



( ) Caracterizam os aspectos que desenham intimidades das diversas instituições e de suas comunidades: as estruturas familiares, a cultura e os valores definidos na família, os modos de organização local, as atividades econômicas, as visões de mundo e tantos outros.


( ) Caracteriza os aspectos que se relacionam e se interpenetram num processo constante de construção de cada sujeito . Essa construção se dá na relação da criança com os adultos, com outras crianças e com o mundo.


( ) Leva em consideração os sujeitos biológicos que vivenciam processos de desenvolvimento específicos da espécie humana, em idade cronológica entre zero e cinco anos, urbanas, nascidas no século XXI, contemporâneas dos conflitos e benefícios da chamada sociedade da informação.



Assinale a opção que indica a relação correta, segundo a ordem apresentada.

Analise a charge a seguir.



Imagem associada para resolução da questão



Tendo em vista as concepções que sustentam as Proposições Curriculares para a Educação Infantil de Belo Horizonte, a crítica da charge está relacionada

Sobre os princípios que devem ser seguidos pelas propostas pedagógicas de Educação Infantil, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, assinale a afirmativa correta.

Os saberes e os fazeres cotidianos, que são vistos nas práticas pedagógicas, envolvem diversos elementos que se interligam e interdependem. Muitos desses elementos não são claramente percebidos pelos sujeitos do cotidiano educativo: crianças, famílias, funcionários, professores e educadores, gestores, setores sociais. Entretanto, eles são fatores que interferem e até mesmo definem as diretrizes e a infraestrutura do trabalho.


SILVA MELO, Ana Cláudia F. (org.). Proposições Curriculares para a Educação Infantil. Fundamentos. Belo Horizonte: SMED,2014.


Analise as práticas da Educação Infantil que atendem às necessidades formativas das crianças na sociedade contemporânea, apresentadas a seguir.

I. O brincar como forma de apropriação, de criação e recriação das culturas.

II. A dissociação entre o cuidar e o educar no desenvolvimento de vivências cotidianas.

III. O incentivo à solidariedade, à cooperação e à vivência de valores humanos como a justiça, equidade e outros.


Está correto o que se afirma em

Em relação à Literatura Infantil no Brasil e aos seus precursores, analise as afirmativas a seguir.



I. O ano de 1894 é um marco da produção brasileira de livros para crianças, pois, nesse ano, Figueiredo Pimentel lançou, os Contos da Carochinha, obra que divulgou histórias de Charles Perrault, dos irmãos Grimm e de Hans C. Andersen.


II. Na virada do século XIX para o XX, havia uma preocupação em promover uma literatura voltada para questões nacionais e com finalidade educativa, sendo Monteiro Lobato um dos difusores dessa tendência, publicando Poesias Infantis, em 1904.


III. Na década de 1920, Olavo Bilac destaca-se como escritor de histórias infantis e fundador de editoras, entendendo que a literatura para crianças não deve ser educativa, moralizadora, mas uma produção para o encantamento.



Está correto o que se afirma em