Filtrar


Questões por página:

Brincar é um ingrediente central na aprendizagem, pois permite que as crianças imitem os comportamentos dos adultos, pratiquem habilidades motoras, processem eventos emocionais, e aprendam sobre o mundo em que vivem. Brincar não é uma coisa frívola. Pesquisas recentes confirmam o que Piaget sempre soube: “brincar é o trabalho da infância.”


HIRSH-PASEK, Kathy, GOLINKOFF Roberta M. Por que brincar = Aprender. University of Delaware,2008.


https://movimentopelabase.org.br/wpcontent/uploads/2021/10/brincar.pdf



Tendo em vista o brincar, como eixo estruturador da Proposições Curriculares para Educação Infantil do Município de Belo Horizonte, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) O brincar é um instrumento de aprendizagem e deve ser tratado como uma metodologia de ensino, pois, brincando, as crianças aprendem.


( ) A capacidade de inventar e imaginar é um atributo inerente à infância, portanto, as crianças necessitam brincar a fim de se expressarem de diversas formas.


( ) Os jogos pedagógicos não estão inseridos na categoria do brincar, uma vez que, visam ao alcance de um resultado previamente definido, não possibilitando a liberdade e a imprevisibilidade do brincar.



As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

Visualizar Questão Comentada

Leia o fragmento a seguir.


A concepção de infância no Ocidente é um conjunto de sentidos de caráter normativo que, de maneira geral, prescreve seu brincar, sua sociabilidade, sua estética, sua higiene, seus hábitos etc., e enfatiza o caráter normalizador e disciplinar. Essa visão revela uma concepção de criança que deve ter determinada infância para desabrochar no adulto. O foco é o adulto.


ABRAMOWICZ, A.; LEVCOVITZ, D. Tal infância. Qual criança? In: Afirmando diferenças: Montando o quebra-cabeça da diversidade na escola. Campinas, SP: Papirus,2005. (Adaptado)


Considerando o que as autoras defendem no fragmento acima, assinale a afirmativa correta.

De acordo com a resolução CME/BH nº 001/15 que fixa as normas para o funcionamento de instituições de educação infantil do Sistema Municipal de Ensino de Belo Horizonte, assinale a afirmativa correta.
Se as pedagogias ativas, centradas na criança, estabeleciam a crítica à pedagogia tradicional a partir dos conhecimentos sobre a criança produzidos pelas investigações do campo da biologia e da psicologia evolutiva, uma Pedagogia da Infância compreende que toda e qualquer ação educativa exige considerar as crianças e os contextos socioculturais que definem sua infância. A Pedagogia da Infância admite como pressuposto básico a criança como um sujeito de direitos, com base na Convenção dos Direitos das Crianças (1989).

Adaptado de https://gestrado.net.br/verbetes/pedagogia-da-infancia/

Para a Pedagogia da Infância,
A respeito das metodologias ativas na Educação Infantil, analise as afirmativas a seguir.

I. São pautadas na interação direta das crianças com o ambiente de aprendizagem, propiciando a associação entre os conceitos e as experiências práticas vivenciadas.
II. São fundamentadas na ideia de que o aprendizado é mais eficaz quando os alunos estão ativamente engajados no processo, utilizando estratégias como aprendizagem baseada em problemas, estudos de caso e metodologia de projetos.
III. São embasadas na memorização como fundamento para aprendizagens mais complexas, encorajando o aprimoramento da fluência e da automação de habilidades fundamentais para o aprendizado contínuo.

Está correto o que se afirma em