Questões de Concurso
Filtrar
1.006 Questões de concurso encontradas
Página 26 de 202
Questões por página:
I. A aprendizagem significativa depende de uma motivação intrínseca, isto é, o aluno precisa tomar para si a necessidade e a vontade de aprender.
II. Não é dever do Estado fornecer educação infantil às crianças na forma da lei.
III. Fazer da sala de aula um espaço onde ricos estímulos de aprendizagem estejam sempre presentes é uma forma de criar um ambiente propício ao trabalho do educador alfabetizador.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Utilizar atividades significativas é uma prática favorável ao trabalho do educador alfabetizador, pois, para favorecer uma alfabetização de qualidade, é necessário propor atividades de leitura e escrita que fazem sentido para os educandos.
II. As tecnologias utilizadas na educação a distância ampliam o acesso das atividades educacionais para os educandos que residem em zonas rurais ou em locais distantes das instituições de ensino.
III. Para favorecer uma alfabetização de qualidade, é necessário que as atividades de leitura e escrita aconteçam de forma prazerosa, contextualizada, e de acordo com a realidade social dos educandos.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A proposta pedagógica das instituições de Educação Infantil deve ter como objetivo impedir a criança de ter acesso aos processos de apropriação e de articulação de conhecimentos de diferentes linguagens.
II. As práticas pedagógicas da Educação Infantil devem possibilitar às crianças vivenciar experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A alfabetização é um processo que se limita apenas a ler e a escrever os signos do alfabeto.
II. A alfabetização é uma prática prejudicial ao desenvolvimento afetivo das crianças na Educação Infantil.
Marque a alternativa CORRETA:
Analise as informações a seguir:
I. A leitura do texto literário é fonte de prazer e precisa, portanto, ser considerada como meio para garantir o direito de lazer das crianças e dos adolescentes. Todavia, é preciso sair da bolha tanto dos autores clássicos quanto dos autores das editoras clássicas. Há muita produção independente de alta qualidade que poderia chegar à escola, mas esbarra no processo de escolha dos livros para chegar até ela. Se acostumarmos os educandos apenas aos autores clássicos ou canônicos, privamos os alunos, inclusive, de conhecer outras obras que retratam a existência e singularidade do educando, desconsiderando, assim, em certa medida, que a leitura do texto literário também é uma fonte de descobertas.
Il. As crianças, desde muito cedo, convivem com a língua oral em diferentes situações, a linguagem ocupa, assim, um papel central nas relações sociais vivenciadas por crianças e adultos. Por meio da oralidade, as crianças participam de diferentes situações de interação social e aprendem sobre elas próprias, sobre a natureza e sobre a sociedade. Vivenciando tais situações, as crianças aprendem a falar muito cedo e, quando chegam ao ensino fundamental, salvo algumas exceções, já conseguem interagir com autonomia. No âmbito escolar, todavia, elas aprendem a produzir textos orais mais formais e se deparam com outros que não são comuns no cotidiano de seus grupos familiares, o que é um equívoco da escola há muito tempo repetido.
Marque a alternativa CORRETA: