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O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada estabelece diretrizes rígidas e uniformes para todos os entes federativos, sem considerar as disparidades regionais e socioeconômicas, resultando em políticas educacionais ineficazes e desvinculadas das realidades locais.

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O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada estabelece uma estrutura de governança abrangente, incluindo a criação do Comitê Estratégico Nacional do Compromisso (Cenac), responsável por aprovar planos de ação, monitorar a implementação de políticas e emitir recomendações para melhorias, demonstrando um compromisso sério e coordenado com a alfabetização infantil em nível nacional.

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De acordo com o Decreto Federal 11.556/23, a implementação do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada visa exclusivamente à alfabetização de crianças, negligenciando a importância da educação continuada e da alfabetização de adultos, resultando em lacunas educacionais significativas na população adulta.

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O letramento é um estágio posterior à alfabetização, ocorrendo somente após o pleno domínio da decodificação e codificação das letras, quando o sujeito se torna capaz de participar ativamente das práticas sociais que envolvem a leitura e a escrita.

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Durante a primeira infância, as crianças não desenvolvem habilidades cognitivas complexas, pois seu cérebro ainda não estão completamente formado para processar informações de forma sofisticada, de acordo com estudos neurocientíficos contemporâneos.