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A trajetória de alfabetização das crianças nos anos iniciais é marcada por algumas barreiras e desafios, os quais precisam de atitudes assertivas na prática docente para que sejam superados. Sabendo disso, a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016) aponta alguns itens fundamentais para que o processo ocorra de forma satisfatória:

I- alfabetizar exige criar condições para que os sujeitos se apropriem do sistema de escrita alfabética;
II- desde o início de sua vida escolar, importa que as crianças estejam em contato sistemático com a escrita, em textos nos diferentes gêneros do discurso;
III- o papel da esfera escolar no que diz respeito à apropriação da escrita como instrumento cultural tem na sua base a necessária apropriação, por parte do sujeito, do sistema de escrita alfabética;
IV- O foco não é a apropriação do sistema de escrita alfabética, é apenas de garantir o avanço no processo de alfabetização;
V- dominar o sistema de escrita alfabética, sem saber ler e escrever com autonomia, necessitando melhorar a escrita pelo domínio das convenções ortográficas.

Assinale a alternativa que aponta todas as afirmativas corretas.
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Diversos autores destacam a importância do letramento como uma prática essencial para o desenvolvimento integral do indivíduo e para a construção de uma sociedade mais informada. Segundo Magda Soares, letramento é um conceito que envolve:
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De acordo com Emília Ferreiro, o processo de alfabetização deve ser compreendido como:
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Os brinquedos de estimulação visual são recursos pedagógicos utilizados para auxiliar no desenvolvimento da visão e percepção visual das crianças. Esses brinquedos são projetados para estimular a capacidade de observação, concentração e coordenação motora, além de promover a interação e diversão.


Sobre os principais benefícios dos brinquedos de estimulação visual, julgue os itens e assinale a alternativa devida.


I- Estimulação sensorial - Esses brinquedos estimulam os sentidos da criança, proporcionando experiências táteis, visuais e auditivas. Isso contribui para o desenvolvimento da percepção sensorial e para a ampliação do repertório sensorial da criança.


II- Promoção da interação social - Os brinquedos de estimulação visual podem ser utilizados em atividades em grupo, promovendo a interação social entre as crianças. Isso contribui para o desenvolvimento das habilidades sociais e emocionais.


III- Estimulação transitória - A utilização desses brinquedos também contribui para o desenvolvimento da etapa transitória de uma fase para outra de aprendizagem, além de promover o fortalecimento da confiança.

O desenvolvimento é um processo que se relaciona com a totalidade de estruturas do conhecimento. E no que concerne ao desenvolvimento infantil, é uma etapa fundamental do desenvolvimento humano, um processo ativo e único de cada criança para atingir uma maior multiplicidade nos seus movimentos, pensamentos, emoções e relações com o mundo a sua volta. Quando a criança passa da dependência para a autonomia, aumentando o seu interesse por outras crianças, é correto afirmar que ela apresenta um desenvolvimento: