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O desenvolvimento emocional e social é tão importante quanto o físico e o cognitivo. Esses aspectos dizem respeito à forma como as crianças lidam com suas emoções, interagem com os outros, constroem relacionamentos e desenvolvem sua identidade e autoestima.


Assinale a alternativa que apresenta aspectos Emocionais e Sociais do Desenvolvimento Infantil.

No Brasil, a Literatura Infantil deu os primeiros passos com as obras de Carlos Jansen, (Contos seletos das mil e uma noites), Figueiredo Pimentel, (Contos da Carochinha), Coelho Neto, Olavo Bilac e Tales de Andrade. Porém, o mais importante escritor infantil foi Monteiro Lobato. É com ele que se inicia, de fato, a Literatura Infantil no Brasil.


Assinale a alternativa que apresenta três das principais obras de Monteiro Lobato.

A Literatura Infantil é a literatura feita para as crianças. Ela é composta por histórias, poemas, cantigas, etc. Quando a Literatura Infantil surgiu, seu objetivo principal era educar, ensinar, trazer lições de moral para as crianças. Porém, atualmente, esses não são mais os principais objetivos. A Literatura Infantil de agora, busca mostrar a realidade das crianças, como elas pensam e como sonham. Diante disso, referente à Literatura Infantil, é correto afirmar que:
A Psicologia Infantil é uma disciplina que se dedica ao estudo dos processos mentais e comportamentais das crianças, desde a primeira infância até a adolescência. Seu principal objetivo é compreender e intervir nas dificuldades emocionais, comportamentais e de desenvolvimento que possam surgir ao longo do crescimento infantil. Diversas teorias têm contribuído para a compreensão do desenvolvimento infantil ao longo dos anos. Duas das teorias mais influentes são: a Teoria do desenvolvimento cognitivo, de Jean Piaget e a Teoria do apego, de John Bowlby. Sobre a teoria de Jean Piaget é correto afirmar que:

Ao se pensar no complexo e dialético processo de socialização que a escola deve cumprir na sociedade contemporânea faz-se necessário compreender os objetivos, mecanismos e procedimentos que são utilizados para a sua realização. Constitui-se assim, pressupor o compromisso social da escola para além da simples transmissão do conhecimento sistematizado, uma vez que ela precisa exercer sua função social.


Disponível em: http://repositorio.ufc.br/handle /riufc/39125. Acesso em: 28 dez.2023. (adaptado).


I. Constituir-se como espaço de construção de saberes, valorização de cultura e da formação humana.

II. Defender o processo educativo em favor de uma reprodução da sociedade vigente, contribuindo para a vida posterior do aluno.

III. Determinar com exatidão seu caráter como local de mobilização, diversidade, produção e criação, posturas e atitudes que podem levar à conscientização ou cristalização do modelo de sociedade atual.

IV. Fortalecer sua função para além da aprendizagem de conceitos, teorias e desenvolvimento de habilidades e atitudes.

V. Envolver a participação da comunidade no ambiente escolar como promoção de uma gestão democrática, restringindo-a de envolvimento nas problemáticas que interferem na aprendizagem do aluno.


É CORRETO apenas o que se afirma em: