Questões de Concurso
Filtrar
1.100 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 220
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
SMED de Belo Horizonte - MG
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com a resolução CME/BH nº 001/15 que fixa as normas para o funcionamento de instituições de educação infantil do Sistema Municipal de Ensino de Belo Horizonte, assinale a afirmativa correta.
Concurso:
Prefeitura de Canaã dos Carajás - PA
Disciplina:
Pedagogia
Se as pedagogias ativas, centradas na criança, estabeleciam a crítica à pedagogia tradicional a partir dos conhecimentos sobre a criança produzidos pelas investigações do campo da biologia e da psicologia evolutiva, uma Pedagogia da Infância compreende que toda e qualquer ação educativa exige considerar as crianças e os contextos socioculturais que definem sua infância. A Pedagogia da Infância admite como pressuposto básico a criança como um sujeito de direitos, com base na Convenção dos Direitos das Crianças (1989).
Adaptado de https://gestrado.net.br/verbetes/pedagogia-da-infancia/
Para a Pedagogia da Infância,
Adaptado de https://gestrado.net.br/verbetes/pedagogia-da-infancia/
Para a Pedagogia da Infância,
Concurso:
Prefeitura de Canaã dos Carajás - PA
Disciplina:
Pedagogia
A respeito das metodologias ativas na Educação Infantil, analise as afirmativas a seguir.
I. São pautadas na interação direta das crianças com o ambiente de aprendizagem, propiciando a associação entre os conceitos e as experiências práticas vivenciadas.
II. São fundamentadas na ideia de que o aprendizado é mais eficaz quando os alunos estão ativamente engajados no processo, utilizando estratégias como aprendizagem baseada em problemas, estudos de caso e metodologia de projetos.
III. São embasadas na memorização como fundamento para aprendizagens mais complexas, encorajando o aprimoramento da fluência e da automação de habilidades fundamentais para o aprendizado contínuo.
Está correto o que se afirma em
I. São pautadas na interação direta das crianças com o ambiente de aprendizagem, propiciando a associação entre os conceitos e as experiências práticas vivenciadas.
II. São fundamentadas na ideia de que o aprendizado é mais eficaz quando os alunos estão ativamente engajados no processo, utilizando estratégias como aprendizagem baseada em problemas, estudos de caso e metodologia de projetos.
III. São embasadas na memorização como fundamento para aprendizagens mais complexas, encorajando o aprimoramento da fluência e da automação de habilidades fundamentais para o aprendizado contínuo.
Está correto o que se afirma em
Concurso:
Prefeitura de Canaã dos Carajás - PA
Disciplina:
Pedagogia
Leia o trecho a seguir de Maria Montessori a respeito de sua experiência na Casa dei Bambini (Roma,1907).
O método de observação há de fundamentar-se sobre uma só base: a liberdade de expressão que permite às crianças revelar-nos suas qualidades e necessidades, que permaneceriam ocultas num ambiente adverso à atividade espontânea. Para tanto, urge predispor as condições que tornam possível a manifestação dos caráteres naturais da criança. Comecei, pois, a estudar um padrão de mobília escolar que fosse proporcionada à criança e correspondesse à sua necessidade de agir inteligentemente. Mandei construir mesinhas de formas variadas, que não balançassem, e tão leves que duas crianças de quatro anos pudessem facilmente transportá-las; cadeirinhas, igualmente leves, e que fossem uma reprodução, em miniatura, das cadeiras de adultos, mas proporcionadas às crianças.
RÖHRS, Hermann (org.). Maria Montessori. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana,2010, p.63.
Assinale a opção que apresenta corretamente o princípio da pedagogia montessoriana analisado no trecho.
O método de observação há de fundamentar-se sobre uma só base: a liberdade de expressão que permite às crianças revelar-nos suas qualidades e necessidades, que permaneceriam ocultas num ambiente adverso à atividade espontânea. Para tanto, urge predispor as condições que tornam possível a manifestação dos caráteres naturais da criança. Comecei, pois, a estudar um padrão de mobília escolar que fosse proporcionada à criança e correspondesse à sua necessidade de agir inteligentemente. Mandei construir mesinhas de formas variadas, que não balançassem, e tão leves que duas crianças de quatro anos pudessem facilmente transportá-las; cadeirinhas, igualmente leves, e que fossem uma reprodução, em miniatura, das cadeiras de adultos, mas proporcionadas às crianças.
RÖHRS, Hermann (org.). Maria Montessori. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana,2010, p.63.
Assinale a opção que apresenta corretamente o princípio da pedagogia montessoriana analisado no trecho.
Concurso:
Prefeitura de Canaã dos Carajás - PA
Disciplina:
Pedagogia
Um importante aspecto da experiência do desenvolvimento infantil, do ponto de vista da criança, são as habilidades que ela adquire ao brincar, seja com objetos ou com pessoas.
Por intermédio do brincar, nos primeiros meses de vida, a criança aprende as habilidades a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
Por intermédio do brincar, nos primeiros meses de vida, a criança aprende as habilidades a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.