Questões de Concurso
Filtrar
1.416 Questões de concurso encontradas
Página 41 de 284
Questões por página:
Questões por página:
A alfabetização envolve diversos aspectos linguísticos que vão além da simples decodificação das letras, abrangendo a compreensão dos sons, da estrutura das palavras e das regras do sistema ortográfico. Complete as lacunas na frase a seguir, escolhendo a alternativa correta que melhor reflete os aspectos linguísticos envolvidos no processo de alfabetização:
A alfabetização envolve o desenvolvimento da ______________ (1), que permite à criança identificar e manipular os sons da língua, e da compreensão da ___________________ (2), essencial para entender a estrutura das palavras e o uso correto das regras ortográficas.
A alfabetização envolve o desenvolvimento da ______________ (1), que permite à criança identificar e manipular os sons da língua, e da compreensão da ___________________ (2), essencial para entender a estrutura das palavras e o uso correto das regras ortográficas.
Concurso:
Prefeitura de Guaíra - PR
Disciplina:
Pedagogia
Brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano. O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem. Para atingir esse objetivo, mesmo quando empregado como despretensioso brincar na educação infantil, é necessário que o lúdico seja considerado:
Concurso:
Prefeitura de Guaíra - PR
Disciplina:
Pedagogia
O ato de brincar é um importante modo de comunicação, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano, o que possibilita seu processo de aprendizagem, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem. Sobre a relação entre o brincar e o processo de desenvolvimento, leia as afirmações, abaixo:
1. O brincar, além de recrear, caracteriza-se como uma das formas mais complexas que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo.
2. Pelo ato de brincar retrocedem trocas recíprocas que deveriam se estabelecer durante toda sua vida e se deterioram capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação e a imaginação.
3. A capacidade para imaginar, fazer planos, apropriar-se de novos conhecimentos surge, nas crianças, através do brincar, bem como o desenvolvimento de áreas da personalidade como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade.
4. A criança por intermédio da brincadeira, das atividades lúdicas, atua, mesmo que simbolicamente, nas diferentes situações vividas pelo ser humano, reelaborando sentimentos, conhecimentos, significados e atitudes.
A quantidade correta de afirmações acima é:
1. O brincar, além de recrear, caracteriza-se como uma das formas mais complexas que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo.
2. Pelo ato de brincar retrocedem trocas recíprocas que deveriam se estabelecer durante toda sua vida e se deterioram capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação e a imaginação.
3. A capacidade para imaginar, fazer planos, apropriar-se de novos conhecimentos surge, nas crianças, através do brincar, bem como o desenvolvimento de áreas da personalidade como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade.
4. A criança por intermédio da brincadeira, das atividades lúdicas, atua, mesmo que simbolicamente, nas diferentes situações vividas pelo ser humano, reelaborando sentimentos, conhecimentos, significados e atitudes.
A quantidade correta de afirmações acima é:
Concurso:
Prefeitura de Guaíra - PR
Disciplina:
Pedagogia
Na educação infantil, o espaço organizado da melhor maneira oportuniza diferentes vivências para a criança, desde que mediadas pelo educador. “O olhar de um educador atento é sensível a todos os elementos que estão postos em uma sala de aula. O modo como organizamos materiais, móveis, e a forma como crianças e adultos ocupam esse espaço e como interagem com ele são reveladores de uma concepção pedagógica.” (HORN,2004, p.15). A organização da sala de aula visa, pois, viabilizar que as atividades planejadas por professores e crianças se desenvolvam de maneira flexível, criativa e cooperativa. Essa organização:
Concurso:
Prefeitura de Guaíra - PR
Disciplina:
Pedagogia
Pesquisas têm demonstrado que áreas semiabertas, criadas por divisórias de pouca altura como forma de organização dos espaços na educação infantil, permitem as crianças se certificarem, pelo olhar, que o educador está por perto e possibilitam que um número reduzido de parceiros se reúna em torno de uma zona estruturadora de atividades. Tais zonas podem ser um escorregador, uma casinha de bonecas, um canto para guardar carrinhos maiores como em garagem, cabides com várias roupas, bolsas, chapéus, guarda-chuvas dependurados. Diante disso, leia as afirmações abaixo e complete-as com V, se verdadeiras e F, se falsas:
( ) Nessa organização, não há necessidade de o educador atrair a atenção de todas as crianças, ao mesmo tempo, para si. Com isso as crianças esperam menos para serem atendidas e aproveitam este tempo em outras atividades interessantes.
( ) Nesse modo de organizar o espaço, existe a possibilidade de as crianças se descentrarem da figura do adulto, de sentirem segurança e confiança ao explorarem o ambiente, de terem oportunidades para contato social e momentos de privacidade.
( ) Esses grandes grupos formados por esse tipo de organização do espaço impedem a coordenação das ações das crianças, o que leva a criação de múltiplos enredos de brincadeira, diminuindo a troca entre eles e dificultando a linguagem.
A sequência correta de cima pra baixo é:
( ) Nessa organização, não há necessidade de o educador atrair a atenção de todas as crianças, ao mesmo tempo, para si. Com isso as crianças esperam menos para serem atendidas e aproveitam este tempo em outras atividades interessantes.
( ) Nesse modo de organizar o espaço, existe a possibilidade de as crianças se descentrarem da figura do adulto, de sentirem segurança e confiança ao explorarem o ambiente, de terem oportunidades para contato social e momentos de privacidade.
( ) Esses grandes grupos formados por esse tipo de organização do espaço impedem a coordenação das ações das crianças, o que leva a criação de múltiplos enredos de brincadeira, diminuindo a troca entre eles e dificultando a linguagem.
A sequência correta de cima pra baixo é: