Filtrar


Questões por página:
Leia o registro de uma atividade desenvolvida com crianças na educação infantil.

“Durante o recreio, Teresa propõe uma brincadeira de amarelinha à turma. Voltando à sala de aula, sugere que todas as crianças façam a representação gráfica da atividade. Surgem reclamações de vários cantos: ‘Não sei desenhar’, ‘Como faz isso?’, ‘É difícil’, ‘Não quero fazer’, ‘Pode desenhar outra coisa?’ - Não tem problema. Vou fazer o modelo para vocês, aí fica mais fácil – diz a professora. Teresa se dirige ao quadro, faz o traçado da amarelinha e escreve o nome da brincadeira, completando: - Olha, eu fiz o desenho e escrevi o nome... é só copiar”

(SEBER, Maria da Glória. Psicologia do Pré-escolar: uma visão construtivista. São Paulo: Moderna,1995, p.39-40)

A atitude de Teresa denota:
Desde o nascimento, as crianças participam de situações comunicativas cotidianas com as pessoas com as quais interagem. Por sua vez, na Educação Infantil, é importante promover:
A ideia de fundamentar o ato pedagógico na ação, na atividade da criança foi precursora do movimento denominado Escola Nova, que se consolidou no início do século XX. Um dos representantes desse pensamento pedagógico foi:
Aos sistemas e às redes de ensino, assim como às escolas, em suas respectivas esferas de autonomia e competência, cabe incorporar, aos currículos, a abordagem de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global, preferencialmente de forma transversal e integradora. Entre esses temas, destacam-se:
Segundo Cagliari (1998, p.201), “alguns professores consideram que as crianças que iniciam sua alfabetização não conseguem lidar bem com textos e, por isso, eles dão, em sala de aula, apenas palavras e frases isoladas”. Para o referido autor, essa prática pedagógica dos professores pode ser considerada: