Filtrar


Questões por página:
De acordo com os parâmetros nacionais de qualidade definidos pelo Ministério da Educação, as áreas de desenvolvimento infantil altamente importantes, como controle emocional, habilidades sociais, linguagem e aritmética, alcançam seu auge nos primeiros três anos de vida da criança. Nesse sentido, a educação infantil tem papel importante no desenvolvimento humano e social, já que, nessa etapa inicial da vida, as crianças precisam de relacionamentos consistentes, estimulantes e interativos. As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (DCNs) definidas na Resolução n° 4, de 13 de julho de 2010, consideram no art.6º o educando como uma pessoa em formação na sua essência humana. Portanto, na educação básica é necessário considerar as dimensões do
Segundo Christensen, Horn e Staker, autores que se dedicaram a estudar inovação nas organizações educacionais, assinale a opção que indica os modelos que podem ser considerados como Ensino Híbrido, por somar características tanto da sala de aula tradicional quanto do ensino on-line.
De acordo com o Art.2º, inciso VII, da Resolução CME nº 02/2020, as unidades de Educação Infantil foram orientadas quanto ao trabalho remoto: “VII - para a Educação infantil, na faixa etária correspondente de 0 a 5 anos, deverão ser elaborados e enviados, de forma digital, roteiros de brincadeiras, atividades lúdicas, literárias, musicais e culturais.”
Com base neste inciso, assinale a afirmativa correta.

Leia o fragmento a seguir.


“... o espaço é rico em significados, podendo ser “lido” em suas representações, mostrando a cultura em que está inserido através de ritos sociais, de colocação e de uso dos objetos, de relações interpessoais, etc. Por meio da leitura “das paredes e das organizações dos espaços” das salas de aula de instituições de educação infantil, é possível depreender que concepção de criança e de educação o educador tem.”


HORN, Maria da Graça Souza. Sabores, cores, sons, aromas: a organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed,2004.



Com relação aos tempos, espaços e materiais, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) As eventuais restrições colocadas pela estrutura física da instituição impossibilitam a realização do trabalho pedagógico centrado na criança.


( ) Na definição dos horários, o planejamento docente tem a função primordial de estruturar a rotina em sala de aula.


( ) A funcionalidade e o critério estético devem ser considerados para a aquisição ou confecção de materiais, livros, brinquedos e demais objetos de uso frequente pelas crianças.

Visualizar Questão Comentada

Sobre as especificidades dos dois ciclos da Educação Infantil, analise os dois quadros a seguir.


Imagem associada para resolução da questão


Imagem associada para resolução da questão


Proposições Curriculares para a Educação Infantil: Fundamentos / Ana Cláudia Figueiredo Brasil Silva Melo (org.) - Belo Horizonte: SMED,2014.



Assinale a opção que apresenta o significado das setas de fora para dentro e das setas de mão dupla.