Questões de Concurso
Filtrar
1.416 Questões de concurso encontradas
Página 67 de 284
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
SMED de Belo Horizonte - MG
Disciplina:
Pedagogia
Leia o fragmento a seguir.
A concepção de infância no Ocidente é um conjunto de sentidos de caráter normativo que, de maneira geral, prescreve seu brincar, sua sociabilidade, sua estética, sua higiene, seus hábitos etc., e enfatiza o caráter normalizador e disciplinar. Essa visão revela uma concepção de criança que deve ter determinada infância para desabrochar no adulto. O foco é o adulto.
ABRAMOWICZ, A.; LEVCOVITZ, D. Tal infância. Qual criança? In: Afirmando diferenças: Montando o quebra-cabeça da diversidade na escola. Campinas, SP: Papirus,2005. (Adaptado)
Considerando o que as autoras defendem no fragmento acima, assinale a afirmativa correta.
Concurso:
SMED de Belo Horizonte - MG
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com a resolução CME/BH nº 001/15 que fixa as normas para o funcionamento de instituições de educação infantil do Sistema Municipal de Ensino de Belo Horizonte, assinale a afirmativa correta.
Concurso:
Prefeitura de Canaã dos Carajás - PA
Disciplina:
Pedagogia
Se as pedagogias ativas, centradas na criança, estabeleciam a crítica à pedagogia tradicional a partir dos conhecimentos sobre a criança produzidos pelas investigações do campo da biologia e da psicologia evolutiva, uma Pedagogia da Infância compreende que toda e qualquer ação educativa exige considerar as crianças e os contextos socioculturais que definem sua infância. A Pedagogia da Infância admite como pressuposto básico a criança como um sujeito de direitos, com base na Convenção dos Direitos das Crianças (1989).
Adaptado de https://gestrado.net.br/verbetes/pedagogia-da-infancia/
Para a Pedagogia da Infância,
Adaptado de https://gestrado.net.br/verbetes/pedagogia-da-infancia/
Para a Pedagogia da Infância,
Concurso:
Prefeitura de Canaã dos Carajás - PA
Disciplina:
Pedagogia
A respeito das metodologias ativas na Educação Infantil, analise as afirmativas a seguir.
I. São pautadas na interação direta das crianças com o ambiente de aprendizagem, propiciando a associação entre os conceitos e as experiências práticas vivenciadas.
II. São fundamentadas na ideia de que o aprendizado é mais eficaz quando os alunos estão ativamente engajados no processo, utilizando estratégias como aprendizagem baseada em problemas, estudos de caso e metodologia de projetos.
III. São embasadas na memorização como fundamento para aprendizagens mais complexas, encorajando o aprimoramento da fluência e da automação de habilidades fundamentais para o aprendizado contínuo.
Está correto o que se afirma em
I. São pautadas na interação direta das crianças com o ambiente de aprendizagem, propiciando a associação entre os conceitos e as experiências práticas vivenciadas.
II. São fundamentadas na ideia de que o aprendizado é mais eficaz quando os alunos estão ativamente engajados no processo, utilizando estratégias como aprendizagem baseada em problemas, estudos de caso e metodologia de projetos.
III. São embasadas na memorização como fundamento para aprendizagens mais complexas, encorajando o aprimoramento da fluência e da automação de habilidades fundamentais para o aprendizado contínuo.
Está correto o que se afirma em
Concurso:
Prefeitura de Canaã dos Carajás - PA
Disciplina:
Pedagogia
Leia o trecho a seguir de Maria Montessori a respeito de sua experiência na Casa dei Bambini (Roma,1907).
O método de observação há de fundamentar-se sobre uma só base: a liberdade de expressão que permite às crianças revelar-nos suas qualidades e necessidades, que permaneceriam ocultas num ambiente adverso à atividade espontânea. Para tanto, urge predispor as condições que tornam possível a manifestação dos caráteres naturais da criança. Comecei, pois, a estudar um padrão de mobília escolar que fosse proporcionada à criança e correspondesse à sua necessidade de agir inteligentemente. Mandei construir mesinhas de formas variadas, que não balançassem, e tão leves que duas crianças de quatro anos pudessem facilmente transportá-las; cadeirinhas, igualmente leves, e que fossem uma reprodução, em miniatura, das cadeiras de adultos, mas proporcionadas às crianças.
RÖHRS, Hermann (org.). Maria Montessori. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana,2010, p.63.
Assinale a opção que apresenta corretamente o princípio da pedagogia montessoriana analisado no trecho.
O método de observação há de fundamentar-se sobre uma só base: a liberdade de expressão que permite às crianças revelar-nos suas qualidades e necessidades, que permaneceriam ocultas num ambiente adverso à atividade espontânea. Para tanto, urge predispor as condições que tornam possível a manifestação dos caráteres naturais da criança. Comecei, pois, a estudar um padrão de mobília escolar que fosse proporcionada à criança e correspondesse à sua necessidade de agir inteligentemente. Mandei construir mesinhas de formas variadas, que não balançassem, e tão leves que duas crianças de quatro anos pudessem facilmente transportá-las; cadeirinhas, igualmente leves, e que fossem uma reprodução, em miniatura, das cadeiras de adultos, mas proporcionadas às crianças.
RÖHRS, Hermann (org.). Maria Montessori. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana,2010, p.63.
Assinale a opção que apresenta corretamente o princípio da pedagogia montessoriana analisado no trecho.