Filtrar


Questões por página:
Os espaços, os materiais, os brinquedos e os mobiliários são itens potencializadores de aprendizagem e desenvolvimento quando atraem as crianças para brincar e interagir, quando proporcionam simultaneamente multiplicidade de experiências e vivência de múltiplas linguagens. Portanto, cabe aos profissionais da educação que lidam com as crianças:
Contextos significativos possibilitam experiências ricas para as crianças no conhecimento do mundo social, matemático, artístico etc. Como indica o “Manual Brinquedos e brincadeiras de creche” (2012), os bebês experimentam imersão no mundo matemático:
Para a promoção de aprendizagens essenciais que compreendem comportamentos, habilidades, conhecimentos e vivências, os documentos oficiais indicam dois eixos estruturantes das práticas pedagógicas na educação infantil. São eles:
O conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, ambiental, científico e tecnológico, de modo a promover o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 5 anos de idade, é chamado de:
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil é uma proposta flexível, que pode subsidiar os sistemas educacionais na elaboração ou implementação de: