Filtrar


Questões por página:

Analise as informações a seguir:


I. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, deve ser oferecida em creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até quatro anos de idade e pré-escolas, para as crianças de 5 (cinco) a 6 (seis) anos de idade.


II. A carga horária mínima anual da educação infantil é de 800 (oitocentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional, com base na Lei nº 9.394/96.


Marque a alternativa CORRETA:

A conscientização dos educadores sobre a interdependência entre alfabetização e letramento é fundamental para garantir que o ensino da leitura e escrita seja completo e eficaz. O letramento contempla estratégias como:

I. Mediar atividades que integrem leitura e escrita ao cotidiano, contextualizando.
II. Explorar diferentes gêneros textuais, como contos, poemas, notícias, receitas e cartas.
III. Disponibilizar materiais escritos variados, como livros infantis, revistas, jornais e cartazes.
IV. Enfatizar exclusivamente a técnica de leitura e escrita por meio de exercícios.
V. Priorizar a leitura silenciosa individual sem promover discussão sobre o conteúdo.

Está CORRETO o que se afirma em:
Leia a situação hipotética abaixo.
A professora Ana Luíza, relata que na sua turma de alfabetização, insiste muito na leitura, “eu leio para eles tudo o que escrevo, leio em voz alta. Vou escrever e ler alto para eles, e chamo a atenção para olharem e digo o que está escrito. Eles perguntam por que estou lendo tudo, então eu falo que é para eles não errarem, para copiarem certo e aprenderem a escrever certo”. Diante desse contexto, podemos afirmar que, a prática pedagógica adotada pela professora:
Visualizar Questão Comentada
Diante de uma turma com crianças em diferentes ritmos de aprendizagem, o professor decidiu utilizar o método sintético de alfabetização. Esse método tem como característica principal:

I. A identificação de letras e fonemas isolados e depois combinação desses para formar palavras e frases.
II. A composição fonética e não a compreensão global do texto e o reconhecimento de palavras de início.
III. Partir da identificação de palavras inteiras e frases para a compreensão do significado e do contexto.
IV. Partir dos componentes fonéticos, sons das letras, e depois as palavras e frases.

Está CORRETO o que se afirma em:
No início da década de 1980, o ensino e a aprendizagem da leitura e escrita foram questionados de forma mais sistemática no Brasil, levando os pesquisadores a adotarem três modelos teóricos para explicar os problemas da alfabetização. Um desses modelos foi resultado da perspectiva construtivista, que: