Filtrar


Questões por página:
Um importante aspecto da experiência do desenvolvimento infantil, do ponto de vista da criança, são as habilidades que ela adquire ao brincar, seja com objetos ou com pessoas.

Por intermédio do brincar, nos primeiros meses de vida, a criança aprende as habilidades a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
No exemplo a seguir, o aprendiz começa a diferenciar letras de números, desenhos ou símbolos e reconhece o papel das letras na escrita. Percebe que elas servem para escrever, mas não sabe como isso ocorre.
Captura_de tela 2025-04-02 170142.png (271×349)

Baseando-se nos estudos da psicogênese da linguagem escrita, é correto interpretar que o aprendiz está no nível
Leia a descrição sobre a dificuldade de aprendizagem diagnosticada em relação à consciência fonológica de um aluno:

O aluno tem dificuldade de reverter sílabas invertidas e descobrir qual é a palavra. Por exemplo, dificuldade de ouvir as sílabas /be/, /ca/, /lo/ e dizer /cabelo/.

Com base no exemplo citado, assinale a opção que indica corretamente qual a habilidade de consciência fonológica ainda não foi desenvolvida pelo aluno.
Visualizar Questão Comentada
A respeito da função social da alfabetização, leia os trechos a seguir que sintetizam a posição de dois importantes teóricos, Paulo Freire e Delia Lerner.

I. Minha impressão é que a escola está aumentando a distância entre as palavras que lemos e o mundo em que vivemos. Nessa dicotomia, o mundo da leitura é só o mundo do processo de escolarização, um mundo fechado, isolado do mundo onde vivemos experiências sobre as quais não lemos. A leitura da escola mantém silêncio a respeito do mundo da experiência, e o mundo da experiência é silenciado sem seus textos críticos próprios.

Adaptado de LEITE et al. Uma entrevista polifônica e virtual com Paulo Freire. In: ZACCUR, E. (Org.). A magia da linguagem. Rio de Janeiro: DP & A,1999, p.22.

II. O ensino gradual de elementos isolados fragmenta e descontextualiza a leitura. Ler é entrar em outros mundos possíveis. É indagar a realidade para compreendê-la melhor. É se distanciar do texto e assumir uma postura crítica frente ao que se diz e ao que se quer dizer. É tirar carta de cidadania no mundo da cultura escrita.

Adaptado de LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed,2002, p.73.


Considerando os trechos, é correto afirmar que, para ambos,
As afirmativas a seguir a respeito das teorias e práticas de alfabetização em diferentes momentos históricos, estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
Visualizar Questão Comentada