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A história da Educação no Brasil passou por muitas etapas e nem sempre privilegiava a educação popular. Nos anos 60, o Movimento de Educação de Base (MEB) ligado à Igreja Católica e suas atividades ficavam sob a responsabilidade da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Desenvolvia um projeto de alfabetização baseado na comunicação, objetivando conscientizar o povo para promover mudanças e melhorias na sua condição de trabalho. Em 1962, o pernambucano Paulo Freire desenvolveu, na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte, um método para alfabetizar adultos.


Analise as afirmativas sobre em que consistia a elaboração e execução desse processo de ensino e aprendizagem.


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Estão CORRETAS apenas
“A Primeira Infância é um período crucial no qual ocorre o desenvolvimento de estruturas e circuitos cerebrais, bem como a aquisição de capacidades fundamentais que permitirão o aprimoramento de habilidades futuras mais complexas. Crianças com desenvolvimento integral saudável durante os primeiros anos de vida, têm maior facilidade de se adaptarem a diferentes ambientes e de adquirirem novos conhecimentos, contribuindo para que posteriormente obtenham um bom desempenho escolar, alcancem realização pessoal, vocacional e econômica e se tornem cidadãos responsáveis.” (Shonkoff, Phillips,2000)

A primeira infância compreende a fase de
Com a finalidade de orientar as escolas de Educação Infantil a planejar seu cotidiano, as diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil apontam um conjunto de princípios defendidos pelos diversos segmentos ouvidos no processo de sua elaboração, e que devem orientar o trabalho nas instituições de Educação Infantil. Assinale a alternativa correta que apresenta referidos princípios.
De acordo com o Parecer 20/2009 da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs), de caráter mandatório, orientam a formulação de políticas, incluindo a de formação de professores e demais profissionais da Educação, e também o planejamento, desenvolvimento e avaliação pelas unidades de seu Projeto Político-Pedagógico e servem para informar às famílias das crianças matriculadas na Educação Infantil sobre as perspectivas de trabalho pedagógico que podem ocorrer. Esse documento adota algumas definições importantes que constam de referido Parecer. Assinale a alternativa que apresenta a correta definição para criança, de acordo com o documento em comento.
A Educação Infantil possui dois eixos norteadores para a organização das práticas pedagógicas. Estes eixos estruturantes são apresentados nas DCNEIs (Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil), nas quais propõem-se uma organização curricular que garanta a aprendizagem por meio de experiências. Assinale a alternativa correta que apresenta referidos eixos norteadores.