Filtrar


Questões por página:
Os componentes curriculares para a Educação Infantil segundo a Base Nacional Comum Curricular-BNCC, integram áreas do conhecimento e referências para o planejamento de atividades que promovam o processo de aprendizagem das crianças nessa fase. Dessa maneira, os mesmos são intitulados de maneira correta:
A respeito da construção de proposta pedagógica na educação infantil, Oliveira (2002) defende que, entre outros aspectos, o planejamento do currículo deve incluir
De acordo com o Parecer CNE/CEB n° 20/2009, Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, é correto afirmar que
Para Goldschmied (2006), o brincar heurístico é uma atividade de exploração livre e desestruturada, na qual as crianças pequenas (principalmente entre 1 e 3 anos) manipulam e combinam objetos do cotidiano. Em relação ao brincar heurístico, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O adulto convida as crianças a ajudarem a recolher os objetos, mostrando onde cada tipo de material deve ser guardado (ex.: “Vamos colocar todos os panos neste cesto?”).
( ) A criança precisa de tempo ininterrupto (geralmente cerca de uma hora) para se envolver profundamente em sua investigação.
( ) O papel do educador ou cuidador é de avaliador atento e silencioso, porém de modo a julgar os procedimentos do educando.
( ) Nessa teoria, a criança é um ser passivo, assim demostrando um campo de atuação de pesquisa docente para testar hipóteses sobre o desenvolvimento da linguagem.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Visualizar Questão Comentada
Sobre a história da Educação Infantil, analise a sentença abaixo:

A trajetória da Educação Infantil no Brasil é um reflexo das transformações políticas, econômicas e sociais do país. Sua história é linear, marcada por continuidade e avanços, transitando de um modelo privado educacional para a consolidação, ainda em processo, de uma perspectiva que entende a criança como um ser passivo (1ª parte). No período imperial e no início da República, a ideia de uma educação para crianças pequenas, especialmente as oriundas das classes dominantes, estava intimamente ligada ao neoliberalismo e à moralização do controle operacional (2ª parte). As instituições existentes, como os orfanatos e as creches, tinham um caráter predominantemente custodial, visando proteger as crianças da ociosidade e dos perigos das ruas enquanto suas mães se dedicavam ao trabalho (3ª parte).

Quais partes estão corretas?
Visualizar Questão Comentada