Filtrar


Questões por página:
O ato de brincar é um importante modo de comunicação, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano, o que possibilita seu processo de aprendizagem, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem. Sobre a relação entre o brincar e o processo de desenvolvimento, leia as afirmações, abaixo:

1. O brincar, além de recrear, caracteriza-se como uma das formas mais complexas que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo.

2. Pelo ato de brincar retrocedem trocas recíprocas que deveriam se estabelecer durante toda sua vida e se deterioram capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação e a imaginação.

3. A capacidade para imaginar, fazer planos, apropriar-se de novos conhecimentos surge, nas crianças, através do brincar, bem como o desenvolvimento de áreas da personalidade como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade.

4. A criança por intermédio da brincadeira, das atividades lúdicas, atua, mesmo que simbolicamente, nas diferentes situações vividas pelo ser humano, reelaborando sentimentos, conhecimentos, significados e atitudes.


A quantidade correta de afirmações acima é:
Visualizar Questão Comentada
Na educação infantil, o espaço organizado da melhor maneira oportuniza diferentes vivências para a criança, desde que mediadas pelo educador. “O olhar de um educador atento é sensível a todos os elementos que estão postos em uma sala de aula. O modo como organizamos materiais, móveis, e a forma como crianças e adultos ocupam esse espaço e como interagem com ele são reveladores de uma concepção pedagógica.” (HORN,2004, p.15). A organização da sala de aula visa, pois, viabilizar que as atividades planejadas por professores e crianças se desenvolvam de maneira flexível, criativa e cooperativa. Essa organização:
Visualizar Questão Comentada
Pesquisas têm demonstrado que áreas semiabertas, criadas por divisórias de pouca altura como forma de organização dos espaços na educação infantil, permitem as crianças se certificarem, pelo olhar, que o educador está por perto e possibilitam que um número reduzido de parceiros se reúna em torno de uma zona estruturadora de atividades. Tais zonas podem ser um escorregador, uma casinha de bonecas, um canto para guardar carrinhos maiores como em garagem, cabides com várias roupas, bolsas, chapéus, guarda-chuvas dependurados. Diante disso, leia as afirmações abaixo e complete-as com V, se verdadeiras e F, se falsas:
( ) Nessa organização, não há necessidade de o educador atrair a atenção de todas as crianças, ao mesmo tempo, para si. Com isso as crianças esperam menos para serem atendidas e aproveitam este tempo em outras atividades interessantes.

( ) Nesse modo de organizar o espaço, existe a possibilidade de as crianças se descentrarem da figura do adulto, de sentirem segurança e confiança ao explorarem o ambiente, de terem oportunidades para contato social e momentos de privacidade.

( ) Esses grandes grupos formados por esse tipo de organização do espaço impedem a coordenação das ações das crianças, o que leva a criação de múltiplos enredos de brincadeira, diminuindo a troca entre eles e dificultando a linguagem.


A sequência correta de cima pra baixo é:
Visualizar Questão Comentada
Diante de uma pesquisa realizada em uma instituição de educação infantil, foram obtidos elementos para análise, entre os quais, a ordem, o momento e o espaço utilizado na organização das atividades. Assim como a hora do suco, como citado abaixo, a rotina elaborada é realizada sempre no mesmo horário, invariável, independentemente do local e da situação desempenhada. Leia o relato:

Imagem associada para resolução da questão

https://site.veracruz.edu.br/doc/ise_tcc_manuela_ass uncao_crosera.pdf
A situação apresentada aponta:
Visualizar Questão Comentada
Quanto à organização dos espaços e do tempo, na educação infantil, Bassedas, Huguet e Solé (1999, p.100) afirmam que: “As atividades sucedem-se normalmente na mesma ordem e isso faz com que as crianças sintam-se seguras e confiantes. É necessário oferecer aos meninos e às meninas pontos de referência estáveis, com os quais aprenderão a antecipar e a prever o que depois e cada vez se sentirão mais tranquilos na escola. A educadora, com as suas explicações e verbalização aproveita esses momentos para ensinar as crianças. Também há outros recursos que se utilizam para ajudar-lhe a antecipar e a orientar-se no tempo: a canção para ir ao pátio, as fotografias dos diferentes momentos do dia, um fantoche que lhe avisa que está na hora da refeição etc.”. Assim, o professor deve estar preparado, de imediato, para quaisquer situações ou imprevistos, e isso requer dele: