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O processo de construção da autonomia é complexo. Conceber uma educação em direção à autonomia significa considerar as crianças como:
Considerando o que prevê a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (BRASIL,2017), o trabalho do professor de educação infantil envolve “refletir, selecionar, organizar, planejar, mediar e monitorar o conjunto das práticas e interações, garantindo a pluralidade de situações que promovam o desenvolvimento pleno das crianças.” Além disso, cabe ainda ao educador acompanhar tanto essas práticas quanto as aprendizagens das crianças, por meio de:
As Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2009) determinam que o Estado deve garantir a oferta de Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção. Ademais, estabelecem que é obrigatória a matrícula na Educação Infantil de crianças que:
O brincar é uma importante fonte de promoção de desenvolvimento, segundo Vygotsky (REGO,2014). Quando a criança brinca de “faz de conta”, por exemplo, representando com materiais uma realidade ausente, ela ativa o/a:
Para que a atitude de aceitação do outro em suas diferenças e particularidades seja incorporada pelas crianças – desde as diferenças de temperamento, de habilidades e de conhecimentos, até as diferenças de gênero, de etnia e de credo religioso –, o respeito a essa diversidade precisa: