Filtrar


Questões por página:
O Currículo da Educação Infantil da RMEF (2015) destaca a brincadeira como lugar central no currículo e reafirma sua definição de eixo estruturante e estruturador das propostas. As brincadeiras de faz de conta são citadas como uma das atividades-guias das crianças, e elas, junto com as relações sociais são premissas para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil. Se as brincadeiras junto com as relações sociais são premissas para desenvolvimento das crianças na Educação Infantil, da RMEF, de que forma devem então ser consideradas?
É um binômio na composição da ação pedagógica na primeira infância. No contexto da educação infantil, um não pode estar separado do outro, uma vez que o desenvolvimento integral dos bebês está intrinsecamente ligado a experiências de afeto, segurança e confiança. De qual conceito trata a afirmação?
Promover o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 5 anos, abrangendo os aspectos cognitivos, emocionais, sociais e físicos, além de ter o papel de garantir que todas as crianças tenham acesso a um ambiente acolhedor e seguro, onde possam se expressar, explorar e desenvolver suas potencialidades, pode ser considerada a função:
Sobre a relação creche-família analise as afirmativas.
I. A relação entre a creche e a família é essencial para o desenvolvimento integral da criança, pois fortalece os laços entre os educadores e os responsáveis, garantindo que as necessidades emocionais, cognitivas e sociais da criança sejam atendidas de forma consistente.
II. Quando há uma comunicação aberta e um alinhamento de valores e práticas entre a creche e a família, cria-se um ambiente de segurança e confiança que favorece o bem-estar e o desenvolvimento da criança.
III. A parceria creche e escola também possibilita que ambas se sintam apoiadas e mais engajadas no processo educativo, promovendo uma educação mais completa e acolhedora.

Assinale a alternativa que indica as afirmativas corretas sobre a relação creche-família.
As crianças ________ e ________ as sensações e funções de seu corpo e, com seus gestos e movimentos, identificam suas ___________ e seus limites, desenvolvendo, ao mesmo tempo, a consciência sobre o que é seguro e o que pode ser um risco à sua integridade física. Na Educação Infantil, o corpo das crianças ganha _________, pois ele é o partícipe privilegiado das práticas pedagógicas de cuidado físico, orientadas para a emancipação e a liberdade, e não para a submissão. (BNCC - BRASIL,2017, p.38)
Assinale a alternativa que corresponda correta e respectivamente as lacunas.