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No âmbito da gestão educacional, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEI) estabelecem parâmetros essenciais para a organização das práticas pedagógicas voltadas a crianças de 0 a 6 anos. Essas diretrizes buscam orientar o trabalho dos profissionais da educação infantil, considerando as especificidades dessa etapa do desenvolvimento humano. Dentro desse contexto, é fundamental compreender quais eixos estruturantes devem nortear as práticas pedagógicas, de modo a garantir um processo educativo que respeite e promova o desenvolvimento integral das crianças. Nesse contexto, quais são os dois eixos estruturantes das práticas pedagógicas para a Educação Infantil, conforme as DCNEI?
No contexto da gestão educacional, o planejamento pedagógico em creches e pré-escolas desempenha um papel fundamental na organização e na implementação de práticas que visam ao desenvolvimento integral das crianças. Esse processo envolve a articulação de objetivos, estratégias e recursos, considerando as especificidades dessa etapa da educação infantil. No entanto, a definição da principal finalidade desse planejamento pode variar conforme as abordagens pedagógicas e as necessidades do contexto educacional. Diante disso, a principal finalidade do planejamento pedagógico em creches e pré-escolas é
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O desfralde é um dos marcos de desenvolvimento em que, a partir de uma certa idade, as crianças começam a falar ou a apontar quando fazem cocô ou xixi. Esse é um bom momento para incentivá-las a usar o vaso sanitário ou o penico, em clima de brincadeira, sem pressioná-las ou repreendê-las. A etapa do desfralde infantil acontece
De acordo com os parâmetros nacionais de qualidade definidos pelo Ministério da Educação, as áreas de desenvolvimento infantil altamente importantes, como controle emocional, habilidades sociais, linguagem e aritmética, alcançam seu auge nos primeiros três anos de vida da criança. Nesse sentido, a educação infantil tem papel importante no desenvolvimento humano e social, já que, nessa etapa inicial da vida, as crianças precisam de relacionamentos consistentes, estimulantes e interativos. As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (DCNs) definidas na Resolução n° 4, de 13 de julho de 2010, consideram no art.6º o educando como uma pessoa em formação na sua essência humana. Portanto, na educação básica é necessário considerar as dimensões do
Segundo Christensen, Horn e Staker, autores que se dedicaram a estudar inovação nas organizações educacionais, assinale a opção que indica os modelos que podem ser considerados como Ensino Híbrido, por somar características tanto da sala de aula tradicional quanto do ensino on-line.