Filtrar


Questões por página:

De acordo com Vasconcellos, na educação escolar, podemos realizar planejamentos em diferentes níveis de abrangência, quais sejam:

I. Planejamento do Sistema de Educação.

II. Planejamento Curricular.

III. Projeto de Trabalho.

IV. Projeto de Ensino-Aprendizagem.

Quais estão corretas?

Visualizar Questão Comentada
A prática educativa, enquanto intencional e sistemática, precisa ser organizada previamente, o que se concretiza através do planejamento. Em virtude da complexidade dessa prática, o planejamento apresenta níveis de abrangência que proporcionam a articulação necessária ao trabalho pedagógico desenvolvido na escola. Assim, considerando essa articulação, a partir do nível mais abrangente até o que é construído e utilizado pelos professores, o planejamento tem como encadeamento:
No contexto da gestão educacional, o planejamento pedagógico em creches e pré-escolas desempenha um papel fundamental na organização e na implementação de práticas que visam ao desenvolvimento integral das crianças. Esse processo envolve a articulação de objetivos, estratégias e recursos, considerando as especificidades dessa etapa da educação infantil. No entanto, a definição da principal finalidade desse planejamento pode variar conforme as abordagens pedagógicas e as necessidades do contexto educacional. Diante disso, a principal finalidade do planejamento pedagógico em creches e pré-escolas é
O planejamento docente é um processo dinâmico e contínuo, que requer a articulação entre diferentes elementos e a adaptação às necessidades dos alunos e ao contexto educacional. Qual das alternativas a seguir apresenta uma sequência lógica e coerente para o planejamento de uma aula?

Contemporaneamente, exercer a docência em um contexto crítico, reflexivo e histórico requer reflexões sobre suas funções para além da simples transmissão de conhecimentos. O que elucida, pensar a atuação docente intermediada por variedades de planejamentos imprescindíveis às propostas educativas. Nessa lógica, o planejamento como um ato pedagógico através do qual configura a maneira filosófica, política, científica e operacional revela uma forte ferramenta que poderá conferir legitimidade às mudanças propostas.


Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/399/196. Acesso em: 6 mar 2025. (adaptado)


Tendo como referência o planejamento à priori de toda prática docente, avalie as afirmações a seguir.


I. No contexto específico do ensinar, exige do professor a responsabilidade de coordenar o desenvolvimento de seu trabalho compreendendo com clareza cada uma de suas fases: planejar, executar, avaliar.


II. Como prática docente, o planejamento é um ato político que provoca atitudes pedagógicas, técnicas, políticas e humanas.


III. No eixo do aperfeiçoamento docente, planejar é condição básica que requer, apropriação teórica dos conteúdos, reflexão da própria experiência, análise do quadro da realidade dos sujeitos envolvidos no processo e das influências políticos pedagógicas da instituição escolar.


IV. No escopo da função social da escola, a intencionalidade no ato de planejar requer por parte do professor uma postura de neutralidade sobre o contexto filosófico, político e cultural.


V. No âmbito escolar, planejar as atividades pedagógicas de forma coletiva e participativa implica interação, integração e colaboração, ao tempo que exige respeito e habilidade para lidar com o outro em suas múltiplas dimensões.


É CORRETO apenas o que se afirma em: