Questões de Concurso
Filtrar
143 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 29
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Viana - ES
Disciplina:
Pedagogia
Segundo Libâneo (1993), o plano de aula é um instrumento que sistematiza todos os conhecimentos, atividades e procedimentos que se pretende realizar em uma determinada aula, visando alcançar os objetivos propostos. Sobre o plano de aula e as etapas que o constituem, analise as assertivas e marque a CORRETA.
I – Justificativa: O motivo pelo qual irá se trabalhar determinado assunto.
II – Metodologia: A forma como irá ser trabalhado o assunto.
III – Objetivos Específicos: O que os alunos irão alcançar com esse assunto.
IV – Etapas previstas: Previsão do tempo, onde o professor poderá organizar tudo o que irá trabalhar em pequenas etapas.
V – Avaliação: Todo o material que o professor irá utilizar para fazer a avaliação.
Concurso:
IF Farroupilha - RS
Disciplina:
Pedagogia
O planejamento e a avaliação educacional são processos fundamentais para a organização e a efetividade da prática pedagógica. De acordo com o estabelecido pela LDBEN e os parâmetros educacionais brasileiros, em relação aos conceitos, tipos e instrumentos de planejamento e avaliação educacional, analise as assertivas abaixo:
I. A avaliação educacional deve ser exclusivamente somativa, tendo como único objetivo a atribuição de notas aos alunos, sem levar em consideração o processo de aprendizagem e o desenvolvimento contínuo.
II. O planejamento educacional deve ser alinhado e incorporar flexibilidade curricular e estratégias pedagógicas diferenciadas, além de garantir a articulação entre avaliação formativa e intervenções personalizadas que assegurem equidade na aprendizagem.
III. O planejamento deve considerar os conteúdos a serem trabalhados, as metodologias de ensino, os recursos didáticos e as estratégias de avaliação, de forma a promover uma aprendizagem significativa e integrada aos contextos sociais e culturais dos estudantes.
IV. A avaliação diagnóstica, formativa e somativa são tipos distintos de avaliação que devem ser utilizadas de maneira integrada, buscando acompanhar o desenvolvimento do aluno e garantir a qualidade da educação oferecida.
V. O instrumento de avaliação que desconsidera variáveis contextuais, socioeconômicas e individuais de aprendizagem configura uma prática que busca padronizar o processo de aprendizagem, sem excluir nenhum estudante, possibilitando que todos avancem ao mesmo tempo.
Quais estão corretas?
I. A avaliação educacional deve ser exclusivamente somativa, tendo como único objetivo a atribuição de notas aos alunos, sem levar em consideração o processo de aprendizagem e o desenvolvimento contínuo.
II. O planejamento educacional deve ser alinhado e incorporar flexibilidade curricular e estratégias pedagógicas diferenciadas, além de garantir a articulação entre avaliação formativa e intervenções personalizadas que assegurem equidade na aprendizagem.
III. O planejamento deve considerar os conteúdos a serem trabalhados, as metodologias de ensino, os recursos didáticos e as estratégias de avaliação, de forma a promover uma aprendizagem significativa e integrada aos contextos sociais e culturais dos estudantes.
IV. A avaliação diagnóstica, formativa e somativa são tipos distintos de avaliação que devem ser utilizadas de maneira integrada, buscando acompanhar o desenvolvimento do aluno e garantir a qualidade da educação oferecida.
V. O instrumento de avaliação que desconsidera variáveis contextuais, socioeconômicas e individuais de aprendizagem configura uma prática que busca padronizar o processo de aprendizagem, sem excluir nenhum estudante, possibilitando que todos avancem ao mesmo tempo.
Quais estão corretas?
Concurso:
IF Farroupilha - RS
Disciplina:
Pedagogia
De acordo com os principais objetivos e diretrizes do planejamento educacional, como o planejamento pode influenciar a qualidade do ensino e promover um ambiente de aprendizagem mais eficaz, considerando a necessidade do contexto escolar e a diversidade dos alunos?
Imbernón (2024) quando trata da formação continuada para o desenvolvimento profissional do professor universitário ao discorrer sobre reflexão crítica e pesquisa, explica que “Se o sistema estiver aprimorando todo esse processo de profissionalização, é possível que a inovação esteja presente no processo educacional, além da produção acadêmica e das grandes pesquisas universitárias, não apenas pelas mudanças originadas nele, mas também pela importância dos elementos que geram a mudança.” Completando o pensamento do autor, temos que compreender que o aprimoramento da formação do professor universitário é um “processo de pesquisa no qual todos os componentes envolvidos no processo educacional se engajam.”
[Imbernón, Francisco. A inovação educacional no ensino do futuro. São Paulo: Cortez.2024. P.45]. Assinale a alternativa incorreta sobre o aprimoramento no processo educativo quando pensamos em “importância dos elementos que geram a mudança.”.
[Imbernón, Francisco. A inovação educacional no ensino do futuro. São Paulo: Cortez.2024. P.45]. Assinale a alternativa incorreta sobre o aprimoramento no processo educativo quando pensamos em “importância dos elementos que geram a mudança.”.
Concurso:
Prefeitura de Serra - ES
Disciplina:
Pedagogia
A adoção de um manual e de outros materiais didáticos para o processo ensino-aprendizagem da Geografia deve se pautar pela escolha daqueles materiais que: