Questões de Concurso
Filtrar
143 Questões de concurso encontradas
Página 22 de 29
Questões por página:
I. A natureza do ensino e da aprendizagem está relacionada à maneira como planejamos nossa intervenção educacional e pedagógica, tanto do ponto vista da educação formal quanto da educação não formal. Quando consideramos o que os alunos já sabem e o que ainda precisam aprender, estamos desassociando o ensino das boas práticas pedagógicas e, assim, abnegando as nossas concepções de ensino e aprendizagem.
II. A escola é um espaço em que se abrigam desencontros de expectativas, mas também acordos solidários, norteados por princípios e valores educativos pactuados por meio do projeto político-pedagógico concebido, segundo as demandas sociais e aprovado pela comunidade educativa.
III. A educação é um fenômeno extremamente complexo e que impacta no desenvolvimento humano, obrigando os educadores a ignorar a globalidade e a diversidade das práticas educativas no planejamento escolar, pois os educandos se encontram imersos em múltiplos contextos nos quais vivem e participam.
Marque a alternativa CORRETA:
1. Planejamento Educacional
2. Planejamento Escolar
3. Planejamento de Ensino
( ) Processo contínuo que considera a situação presente a as possibilidades futuras para atender às necessidades da sociedade e dos indivíduos.
( ) Processo de reflexão e de discussão sobre a organização e o funcionamento da proposta pedagógica da instituição.
( ) Processo de decisão cotidiana das atividades relacionadas com a situação de ensino/aprendizagem.
Assinale a opção que indica a sequência correta, de cima para baixo.
“O planejamento requer a devida clareza do _____ no qual a escola está inserida [...] e das oportunidades de _____, que somente podem ser obtidos [...] pelos _____educacionais”.
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.
A seleção de atividades no planejamento didático é baseada em princípios teóricos no campo da educação.
A esse respeito, leia os exemplos a seguir.
I. Pré-avaliação dos alunos para estabelecer o ponto de partida do processo de aprendizagem e o uso de reforços/recompensas tangíveis para aumentar o rendimento.
II. Ênfase na participação ativa dos alunos nos processos de aprendizagem e na conscientização do ato de aprender, mediante estratégias de autoavaliação, conceituação e revisão.
III. Valorização da identificação do contexto significativo em que a competência deve ser adquirida e sucessivamente aplicada para que os alunos possam ir além das informações fornecidas.
Assinale a afirmativa que identifica corretamente os fundamentos teóricos das atividades de planejamento descritas em I, II e III, respectivamente.