Filtrar


Questões por página:
“Não há dúvida de que cada ser humano é criado por outros que existiam antes dele; sem dúvida, ele cresce e vive como parte de uma associação de pessoas, de um todo social – seja este qual for. Mas isso não significa nem que o indivíduo seja menos importante do que a sociedade, nem que ele seja um “meio” e a sociedade, o “fim”. A relação entre a parte e o todo é uma certa forma de relacionamento, nada mais, e como tal, sem dúvida, já é bastante problemática. Em certas condições, pode ser vinculada à relação entre os meios e o fim, mas não lhe é idêntica; inúmeras vezes, uma forma de relação não tem a mínima ligação com a outra”.
ELAIS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores,1994.
Com base no pensamento de Norbert Elias, avalie as afirmações a seguir.
I. A sociedade é como uma rede de funções que as pessoas desempenham umas em relação às outras.
II. A maneira como indivíduos se comportam envolve as suas relações passadas ou presentes com outras pessoas.
III. A história de cada indivíduo não tem relevância para compreensão sociológica do que é a sociedade.
É correto o que se afirma em
Leia atentamente o seguinte trecho: “É fato social toda maneira de fazer, fixada ou não, susceptível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior, ou ainda, toda maneira de fazer que é geral na extensão numa sociedade dada e, ao mesmo tempo, possui uma existência própria independente de suas manifestações individuais.”
DURKHEIM, Émile. As regras de método sociológico. São Paulo: Martins Fontes,2007.
Sobre o conceito de fato social desenvolvido por Émile Durkheim, é correto afirmar que
Atente para o que Norbert Elias diz a seguir sobre processo civilizador: “No curso de séculos, o padrão de comportamento humano, na mesma ocasião, muda muito gradualmente em uma direção específica. Vemos pessoas à mesa, seguimo-las quando vão para a cama ou se envolvem em choques hostis. Nestas e em outras atividades elementares, muda lentamente a maneira como o indivíduo comporta-se e sente. Esta mudança ocorre no rumo de uma "civilização" gradual, mas se a experiência histórica toma mais claro o que esta palavra realmente significa. Mostra, por exemplo, o papel fundamental desempenhado nesse processo civilizador por uma mudança muito específica nos sentimentos de vergonha e delicadeza. Muda o padrão do que a sociedade exige e proíbe. Em conjunto com isto, move-se o patamar do desagrado e medo, socialmente instilados. E desponta a questão dos medos sociogênicos como um dos problemas fundamentais do processo civilizador”.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.,1994.
Tendo como referência o conceito de processo civilizador de Norbert Elias, analise as seguintes questões:
I. Mudanças no comportamento individual advindas das transformações políticas decorrentes da passagem do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista.
II. Interiorização das proibições que antes eram impostas de fora e que, lentamente, passam a ser inculcadas pelos indivíduos, modificando a estrutura de suas personalidades.
III. Mudanças nos comportamentos dos indivíduos sob a influência da expansão do cristianismo no ocidente e do consequente controle e correção das condutas individuais e coletivas.
IV. Transformação da economia psíquica que fortalece os mecanismos de autocontrole exercidos sobre as pulsões e emoções individuais e que se deslocaram da coerção social para a autocoerção.
É correto somente o que se consta em
Vários fatores sociopoliticoambientais corroboraram para a escalada dos movimentos migratórios em todo o mundo: fome, guerra, autoritarismo e economia foram alguns, mas nenhum outro provocou tanto deslocamento humano como os fatores ambientais. Secas e inundações, mudanças climáticas que prejudicam culturas agrícolas, destroem cidades inteiras e levam a grandes perdas, inviabilizando a permanência do homem na região e forçando-o a migrar. Este fenômeno é estudado pela Sociologia para entender os impactos econômicos, sociais e culturais ocasionados na origem e no destino destes movimentos populacionais.
Analise as afirmações abaixo:
1. Os processos migratórios estão relacionados com a necessidade capitalista de formação de exércitos de mão de obra de reserva. Este excedente pressiona o valor dos salários para baixo para maximizar os ganhos.2. A migração é um dos fatores de quebra das comunidades tradicionais mantidas juntas pelos laços de solidariedade mecânica. A transição para a solidariedade orgânica, baseada numa divisão social de trabalho e interdependência econômica é frequentemente acompanhada pela anomia, ou o colapso do sistema de valores comuns, que resulta em desintegração social.3. A migração é um fator incidental, criando classes sociais e grupos de status étnicos.

Relacione as afirmações aos autores abaixo:
( ) Karl Marx. ( ) Max Weber. ( ) Émile Durkheim.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Fato Social é todo acontecimento que envolve indivíduos que compartilham um determinado meio social. Estes fatos sociais são as regras, os costumes, as situações em que o indivíduo se vê enredado pelo simples motivo de viver em sociedade. Assim, casamentos, rituais religiosos e culturais, festas religiosas, cívicas ou típicas, vestimentas, trabalhar ou estudar, todas são atividades que o indivíduo exerce e participa devido ao meio em que vive. Quando tomados na sua totalidade frente ao universo social em que estão contidos, por exemplo, quando considerado o número total de nascimentos, frente a população total do país, apurando-se assim a Taxa de Natalidade, temos o que Émile Durkheim chamou de observação de um fenômeno social, objeto e prática do estudo da Sociologia.
Sobre o fato social, assinale a alternativa que descreva as três características que o definem.