Filtrar


Questões por página:
"Forme uma sentença com os sinais apresentados no quadro. Não é preciso utilizar todos! Registre o que se passa em sua mente: as dificuldades que você está encontrando e as soluções que está dando a elas; os procedimentos e os conhecimentos que você está utilizando para realizar a atividade."
Imagem associada para resolução da questão
SOARES, Magda (2013); P.18
Sobre a atividade proposta, Magda Soares afirma que é:
Visualizar Questão Comentada

De acordo com Emilia Ferreiro, a criança passa por um processo de aquisição de escrita baseado em cinco níveis de hipóteses: pré-silábica, intermediário, hipótese silábica, hipótese silábicoalfabética e hipótese alfabética. No nível de hipótese ___________, a criança começa a ter consciência de que existe alguma relação entre a pronúncia e a escrita, além de começar a desvincular a escrita das imagens, dos números e das letras. A hipótese de escrita que completa CORRETAMENTE a lacuna é:

Visualizar Questão Comentada
A teoria elaborada pelas pesquisadoras argentinas Emília Ferreiro e Ana Teberosky denominada Psicogênese da Língua escrita foi motivada pelos altos índices de fracasso escolar na Argentina e no México. Suas ideias chegaram ao Brasil na década de 80 e, a princípio, foram consideradas, erroneamente, como um novo método de alfabetização.
LEIA A FRASE A SEGUIR, RETIRADA DO LIVRO DE AUTORIA DAS REFERIDAS PESQUISADORAS E MARQUE A ALTERNATIVA CORRETA:
“(...) desligado da busca constante de significação, o texto se reduz, no melhor dos casos, a uma longa série de sílabas sem sentido. Quando chegou ao final da linha, a criança esqueceu o começo, não porque tenha uma falha de memória, mas sim porque é impossível reter na memória uma longa série de sílabas sem sentido”. (FERREIRO E TEBEROSKI,1999. Pág.286).
Visualizar Questão Comentada

No que concerne à relevância da consciência fonológica para o processo de alfabetização e às etapas da alfabetização, bem como à construção e ao desenvolvimento da leitura e da escrita, julgue o item a seguir.


Uma das contribuições da teoria da psicogênese da língua escrita é o reconhecimento de que o sujeito em alfabetização é ativo em seu processo de conhecimento, capaz de progressivamente (re)construir esse sistema de representação, interagindo com a língua escrita em seus usos e práticas sociais.

No que concerne à relevância da consciência fonológica para o processo de alfabetização e às etapas da alfabetização, bem como à construção e ao desenvolvimento da leitura e da escrita, julgue o item a seguir.


A teoria da psicogênese da língua escrita considera que os sujeitos se alfabetizam apenas por meio do convívio intenso com o material escrito que circula nas práticas sociais, ou seja, do convívio com a cultura escrita.