Filtrar


Questões por página:

No que se refere a alfabetização e letramento, aos processos cognitivos da alfabetização e à história da alfabetização, julgue o próximo item.


A teoria da psicogênese da língua escrita pressupõe que as crianças adquirem o conhecimento da escrita por meio do desenvolvimento cognitivo, sendo o ambiente social importante para o desenvolvimento da escrita antes mesmo do início formal da alfabetização.

Visualizar Questão Comentada

No que se refere a alfabetização e letramento, aos processos cognitivos da alfabetização e à história da alfabetização, julgue o próximo item.


De acordo com a teoria da psicogênese da língua escrita, o chamado nível silábico refere-se à fase de descoberta da língua escrita, na qual a criança se expressa somente por meio de desenhos em garatujas, buscando estabelecer contexto entre o valor sonoro que identifica na língua falada e sua expressão escrita.

Conforme a teoria da psicogênese da escrita, elaborada por Ferreiro e Teberosky, conceituam que a aprendizagem da escrita alfabética passam por quatro períodos, são eles: pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético. De acordo com essa afirmativa podemos considerar que o estudante pré-silábico é o que tem as habilidades em:
Emilia Ferreiro e Ana Teberosky pesquisaram e definiram os cinco níveis de desenvolvimento da escrita a partir do momento em que o individuo compreende para que serve a escrita, ou seja, que ela tem uma utilidade. Os cinco níveis de escrita segundo a psicogênese da língua escrita são os seguintes: nível pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético e ortográfico. Pode-se identificar um estudante no nível silábico, de acordo com os resultados obtidos pelas autoras quando:
“Neste nível, a criança não estabelece relações entre a escrita e a pronúncia. Nesta fase, ela expressa sua escrita através de desenhos, rabiscos e letras usadas aleatoriamente, sem repetição e com o critério de no mínimo três. Aqui, a criança nem desconfia que as letras possam ter qualquer relação com os sons da fala.” (Ferreiro e Teberosky,1999, p.35).
As pesquisadoras Emília Ferreiro e Ana Teberosky, em seus trabalhos sobre a psicogênese da língua escrita, postularam que a escrita infantil se constrói em níveis evolutivos, de acordo com a produção escrita da criança quando lhe é proposta uma situação. As informações ora exposta, referem-se ao nível
Visualizar Questão Comentada