Filtrar


Questões por página:
mostrar texto associado
O paciente A é um intolerante de jejum.
mostrar texto associado
Em pacientes com diagnóstico de hipoparatireoidismo, são encontradas em exames de imagem (radiografias e tomografias computadorizadas) as seguintes alterações ósseas: desmineralização, reabsorção subperiosteal, perda da lâmina dura dos dentes, lesões radiotransparentes - os chamados tumores marrons.
mostrar texto associado
Parestesias dos dedos das mãos e dos pés, espasmo carpopedal, cãibras musculares e constatação do sinal de Trosseau (contração do lábio superior decorrente da percussão do nervo facial abaixo do arco zigomático) são manifestações clínicas encontradas em pacientes com diagnóstico de hiperparatireoidismo.
mostrar texto associado
São condições que podem causar hipoparatireoidismo: a remoção cirúrgica da tireoide, a síndrome de DiGeorge, a doença de Wilson, a hemocromatose e a deficiência de magnésio (por etilismo crônico, por exemplo).
Paciente de 21 anos, portador de diabetes mellitus tipo 1, utiliza 30 UI de insulina NPH pela manhã e 18 UI de insulina NPH à noite. Há cerca de 15 dias, refere dormir mal, com pesadelos noturnos. Também tem observado piora nas dextros realizadas pela manhã (resultados em torno de 240 mg/dL). As demais dextros ao longo do dia têm estado normais.

Provavelmente, a conduta mais apropriada ao caso será