Filtrar


Questões por página:
Paciente M.J.J,47 anos, comparece à Unidade Básica de Saúde para realizar exame de rastreamento do câncer de colo de útero (Papanicolau). Ao verificar o histórico no prontuário da paciente, o enfermeiro constatou que a paciente realizou esse exame em dois anos consecutivos (2021 e 2022), com resultados negativos para neoplasia. Considerando as recomendações do Ministério da Saúde e do INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva), qual deve ser a conduta do enfermeiro?
Os fatores de risco para o câncer são hoje classificados segundo sua possibilidade de modificação. São considerados fatores de risco não modificáveis para o câncer:
O câncer é uma das principais causas de morbimortalidade da população brasileira. Os estudos do câncer têm evidenciado que os carcinógenos fazem parte do processo de iniciação da doença, sendo um agente indutor do câncer capaz de promover alterações celulares. A natureza dos carcinógenos pode ser:
O câncer relacionado ao trabalho possui impacto importante no potencial de anos de vida perdidos, no potencial de anos de trabalho perdidos e no tempo de vida. As exposições a substâncias cancerígenas no local de trabalho são geralmente muito mais elevadas do que no ambiente geral. Desta forma, para a organização de uma proposta de vigilância em saúde de trabalhadores expostos a substâncias com potencial carcinogênico, devem ser seguidas algumas etapas, entre elas:
Os cuidados acerca da administração de quimioterápicos faz parte da Enfermagem Oncológica. Considerando que os quimioterápicos vesicantes podem causar intensa toxicidade dermatológica local em casos de extravasamento, assinale a alternativa correta relacionado a uma das principais drogas vesicantes utilizadas em oncologia.