Filtrar


Questões por página:

INSTRUÇÃO: Leia o trecho a seguir para responder à questão.


A história natural do câncer do intestino propicia condições ideais à sua detecção precoce, uma vez que a maioria deles evolui a partir de lesões benignas, os pólipos adenomatosos, por um período de 10 a 15 anos, existindo, portanto, um período pré-clínico detectável bastante longo. De modo semelhante ao que acontece no câncer de colo do útero, a detecção precoce do câncer do intestino apresenta a peculiaridade de possibilitar tanto a prevenção da ocorrência da doença, ao permitir a identificação e a retirada dos pólipos intestinais (levando a uma redução da incidência), quanto à detecção em estádios iniciais, que, adequadamente tratados, podem elevar a taxa de sobrevida em cinco anos a 90% e reduzir a mortalidade.

Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Rastreamento. Brasília: Ministério da Saúde,2010.

Assinale a alternativa que contém a recomendação considerada padrão A para rastreamento de câncer colorretal.

O surgimento de neoplasia, ou seja, transformação maligna de qualquer úlcera ou cicatriz de pele é conhecida como
O autoexame das mamas é um procedimento que permite à mulher participar do controle de sua saúde. Recomenda-se que ele deve ser realizado mensalmente, uma semana após a menstruação, período em que as mamas não apresentam edema. O câncer de mama geralmente apresenta-se como um(a):
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos (INCA,2022). Assinale a alternativa CORRETA sobre fator de prevenção do câncer de mama:
O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano - HPV (chamados de tipos oncogênicos) (INCA,2022). Sobre os encaminhamentos após o resultado do exame para esse tipo de câncer, é CORRETO afirmar: