Filtrar


Questões por página:
A etiologia dos cânceres de pele está fortemente associada com a exposição actínica, em especial os raios ultravioletas. Cerca de 90% desses cânceres desenvolvem-se em regiões do corpo expostas ao sol. Sobre esse assunto, analise as afirmativas a seguir.
I. A realização de exames médicos periódicos, com rigoroso exame dermatológico nos trabalhadores de grupos de risco, ainda que não reduzam a incidência dos carcinomas de pele relacionados (ou não) ao trabalho, podem contribuir para sua detecção em estágios iniciais, aumentando o sucesso do tratamento. II. Como agentes etiológicos e fatores de risco de natureza ocupacional, apenas as radiações ionizantes e ultravioleta, devem ser considerados na investigação da etiologia de câncer de pele em trabalhadores. III. O melhor recurso diagnóstico do carcinoma de células basais é a biópsia da lesão suspeita. Quando há suspeita de carcinoma de células escamosas, a biópsia deve ser aprofundada.

Assinale a alternativa correta.
As neoplasias são proliferações descontroladas e anormais de um tecido com efeitos agressivos no organismo, que podem ser benignas ou malignas. São características de um tumor benigno:
Na atualidade, o câncer é considerado um problema de saúde pública global, destacando-se entre as principais causas de óbitos no mundo. A letalidade é maior em países em desenvolvimento, a exemplo do Brasil, devido a diagnósticos tardios, ou seja, em estágio avançado. Assim, fazem-se necessárias as medidas de prevenção, tanto primária quanto secundária, para a redução do risco de desenvolver a doença. Dadas as afirmativas quanto a prevenção do câncer,
I. O objetivo da prevenção primária é detectar precocemente a doença e tratá-la, com o objetivo de impedir seu desenvolvimento. II. A prática de atividade física regular auxilia na manutenção de um peso corporal saudável, o que é essencial para controle do câncer. III. Para uma alimentação saudável e protetora contra o câncer, recomenda-se diminuir a ingestão de alimentos de origem vegetal e de alimentos ultraprocessados. IV. Duas medidas incluídas como prevenção secundária são: adoção de um estilo de vida saudável e não exposição a fatores de risco.
verifica-se que está/ão correta/s apenas

Paciente de 35 anos, em tratamento para lesão tumoral do SNC com dexametasona. Desenvolve febre, infiltrado pulmonar, choque, insuficiência respiratória, insuficiência renal e a lesão de pele abaixo:

O provável diagnóstico é

O Ministério da Saúde lançou, no segundo semestre de 1998, uma ampla campanha relacionada à prevenção do câncer do colo uterino. Essa neoplasia constitui-se em uma importante questão de saúde pública, não só por sua frequência e gravidade, mas pela disponibilidade de medidas preventivas e de baixo custo para seu controle, que são basicamente os exames clínico-ginecológicos e a citologia oncótica (Papanicolau). O estágio da lesão do colo uterino pode ser determinado de acordo com a Classificação Internacional do Carcinoma do Colo Uterino.
Qual é a classificação do estágio que se refere ao carcinoma que se estende além do colo sem invasão da parede pélvica?