Filtrar


Questões por página:
Os pacientes considerados neurocríticos podem ter alteração da pressão intracraniana (PIC), que é a pressão exercida dentro do crânio, determinada pelos seguintes elementos: líquido cefalorraquidiano (LCR), sangue e parênquima cerebral, sendo, no adulto, seu valor fisiológico inferior a 15 mmHg. Para se obter a pressão de perfusão cerebral (PPC), a fórmula indicada para o cálculo é:
A Hipertensão Intracraniana (HIC) é o principal fator independente para o aumento da mortalidade. Os principais mecanismos da HIC são os efeitos de massa do hematoma, e/ou do edema peri-hematoma, e a hemorragia intraventricular com hidrocefalia obstrutiva aguda. Em relação a essa condição, analise as assertivas abaixo:
I. A utilização de manitol em bolus, de solução salina hipertônica e a hiperventilação são medidas que permitem uma efetiva diminuição da pressão intracraniana. II. Hiper e hipoglicemia são preditores de maior mortalidade e pior prognóstico neurológico. III. Bloqueadores neuromusculares associados à sedação podem reduzir a hipertensão intracraniana, por prevenir elevação da pressão intratorácica e da pressão venosa durante os episódios de tosse. IV. A cabeceira do paciente deve ser mantida a 30º, e a cabeça em posição neutra.
Quais estão corretas?
As infecções urinárias correspondem a aproximadamente 40% das infecções nosocomiais, sendo 80% delas na vigência de um cateter vesical de demora. Na terapia intensiva, a maioria das infecções urinárias estão relacionadas a esse tipo de cateterização, cuja indicação é sempre bem definida. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um fator de risco associado à bacteriúria em pacientes cateterizados.
Paciente masculino,58 anos, interna na unidade de terapia intensiva com diagnóstico de síndrome coronariana aguda. Após chegar à emergência referindo dor torácica e falta de ar, ao realizar um eletrocardiograma (ECG), observou-se ausência de supradesnivelamento do segmento ST, em relação ao diagnóstico e ao resultado do ECG. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta a conduta que NÃO deverá ser prescrita no caso desse paciente.
A lesão raquimedular é uma lesão na medula espinhal, na coluna vertebral, no tecido mole de suporte ou nos discos intervertebrais, causada por traumatismo. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a avaliações e cuidados de enfermagem importantes para o processo de saúde desse tipo de paciente.