Filtrar


Questões por página:
Considere as seguintes características epidemiológicas:

I. Exposição a calefação ou ar condicionado.

II. Presença de bronquiectasias bilaterais.

III. Pacientes idosos portadores de doenças crônicas debilitantes.

Pneumonias adquiridas na comunidade causadas por estafilococos, pseudomonas e legionelas associam-se, respectivamente, às características
Com o objetivo de testar a hipótese de que a boa alimentação materna influencia o ganho de peso infantil, uma pesquisa avaliou todas as crianças menores de cinco anos de idade residentes em determinado bairro de uma cidade (total de 350 crianças). As crianças foram acompanhadas durante seis meses, com visitas realizadas a cada dois meses, não sendo permitida a entrada de novos componentes no grupo.

Acerca da epidemiologia e com base na situação hipotética apresentada, é correto afirmar que esse estudo epidemiológico é caracterizado como estudo
O estudo HYVET foi projetado para dirimir as dúvidas quanto aos benefícios e os riscos do tratamento anti-hipertensivo em pacientes acima de 80 anos de idade. Esse estudo foi prospectivo, randomizado, duplo cego controlado com placebo, realizado em 195 centros de 13 países, envolvendo 1.933 pacientes no grupo ativo e 1.912 no grupo placebo. Ao final de dois anos, ocorreram 196 mortes de qualquer causa no grupo tratamento e 235 no grupo placebo. A taxa de morte de qualquer causa (a cada 1.000 pacientes tratados) foi igual a 47,2 no grupo tratamento e 59,6 no grupo placebo, o que resulta em uma razão de chances de 0,79 (intervalo de confiança de 95%: 0,65-0,95; p = 0,02). Desse modo, a frequência de insuficiência cardíaca foi reduzida em 64% (intervalo de confiança de 95%: 0,42-0,78; p < 0,001).

Com base nessas informações, assinale a opção correta.
mostrar texto associado
A sensibilidade e a especificidade de um teste dependem diretamente da prevalência da doença para a qual esse teste é usado.
mostrar texto associado
A identificação da história natural da doença permite ao médico sanitarista prever os possíveis desfechos de certos sinais e(ou) sintomas, reconhecer se determinado sinal ou sintoma deve ou não ser tratado e detectar de maneira precoce aquelas manifestações clínicas que podem resultar em conseqüências não-desejáveis, por exemplo.