Filtrar


Questões por página:
A Era Vargas tem sido tradicionalmente dividida em três fases: o Governo Provisório, que vai de 1930 a 1934, o Governo Constitucional, de 1934 a 1937 e o Estado Novo, de 1937 a 1945. Sobre este contexto, assinale a alternativa incorreta.
Com base no Plano Cohen, que revelava “instruções da Internacional Comunista para a ação de seus agentes no Brasil”, o presidente Getúlio Vargas solicitou imediatamente ao Congresso autorização para decretar o estado de guerra pelo prazo de 90 dias. A aprovação da medida abriu caminho para:
“A política econômico-financeira do Estado Novo representou uma mudança de orientação relativamente aos anos de 1930-1937. Nesse período, não houve uma linha clara de incentivo ao setor industrial.” (FAUSTO, Boris. História do Brasil.8ª Ed. São Paulo p.365)
Sobre a economia e a política na Era Vargas e mais especificamente no período da ditadura do Estado Novo avalie as assertivas e marque a CORRETA.
No dia 2 de dezembro de 1945, ocorreram eleições diretas (voto popular) para presidência da república no Brasil. O candidato vencedor da eleição foi:

Analise as afirmativas a seguir:


I. O Estado Novo, no Brasil, é definido por muitos historiadores como uma ditadura civil que contou com o apoio dos militares. Foi o maior recesso parlamentar da história política do país, com duração de dezoito anos, no qual o presidente passou a legislar através de decretos-lei. O Estado Novo durou até 1945, quando Vargas foi deposto pelos militares que antes o apoiavam.

II. Embora o mercantilismo seja um conjunto de práticas econômicas que variou conforme cada reino, há alguns pontos em comum, como o metalismo, ou seja, a busca e o acúmulo de metais preciosos, como o cobre e o chumbo, algo que proporcionava um claro aumento do poder econômico.


Marque a alternativa CORRETA: