Filtrar


Questões por página:
Em novembro de 1937 instaura-se no país um regime político que afirma inaugurar uma experiência única na história do Brasil. Assim, o Estado Novo, ou o novo Estado Nacional, procura articular uma política ideológica que assinale toda a grandeza de sua inovação e que legitime seu formato político-institucional perante todos os atores relevantes do sistema. Com este objetivo, mobiliza uma série de recursos específicos que asseguram a produção e a divulgação de um certo conjunto de ideias que conforma o seu projeto político. [...]. (GOMES, Angela Maria de Castro. O redescobrimento do Brasil. p.109-150. In.: OLIVEIRA, Lucia Lippi; VELLOSO, Mônica Pimenta; GOMES, Ângela Maria de Castro. Estado Novo – Ideologia e Poder. Rio de Janeiro: Zahar Ed.1982. p.109).
O texto de Ângela Maria de Castro Gomes trata da organização do Estado Novo, durante a Era Vargas. São aspectos dessa estrutura
Pode-se afirmar que entre 1930 e 1970 o poder Executivo possuía maior hegemonia no Estado brasileiro, porque dispunha das bases constitucionais, recursos financeiros, condições organizatórias e pessoal especializado para atuar. Sobre o contexto da pós-Revolução de 1930, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) para cada uma delas.
( ) A revolução criou condições para o desenvolvimento do Estado burguês, a partir de valores sociais e culturais e também representou, em certo sentido, a derrota do Estado oligárquico. ( ) A política dos anos 1930 a 1945 representou interesses de grupos econômicos e políticos em reformular a dependência estrutural do sistema econômico brasileiro. ( ) A Revolução de 1930 e a reestruturação das relações com o próprio capitalismo ocorreram simultaneamente, quando passaram a existir possibilidades de redefinição das relações do país com o capitalismo mundial.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
A Era Vargas tem sido tradicionalmente dividida em três fases: o Governo Provisório, que vai de 1930 a 1934, o Governo Constitucional, de 1934 a 1937 e o Estado Novo, de 1937 a 1945. Sobre este contexto, assinale a alternativa incorreta.
Com base no Plano Cohen, que revelava “instruções da Internacional Comunista para a ação de seus agentes no Brasil”, o presidente Getúlio Vargas solicitou imediatamente ao Congresso autorização para decretar o estado de guerra pelo prazo de 90 dias. A aprovação da medida abriu caminho para:
“A política econômico-financeira do Estado Novo representou uma mudança de orientação relativamente aos anos de 1930-1937. Nesse período, não houve uma linha clara de incentivo ao setor industrial.” (FAUSTO, Boris. História do Brasil.8ª Ed. São Paulo p.365)
Sobre a economia e a política na Era Vargas e mais especificamente no período da ditadura do Estado Novo avalie as assertivas e marque a CORRETA.