Filtrar


Questões por página:
Baseando-se nas pesquisas conduzidas por Maslach e Freudnberger, Castro e Zanelli definem a síndrome de burnout como um fenômeno multidimensional que compreende um conjunto de três variáveis ou dimensões essenciais que especificam e demarcam tal fenômeno. São elas:
Burnout é uma resposta prolongada a agentes estressores do contexto de trabalho, sendo definido como uma síndrome composta por três dimensões: exaustão, cinismo e ineficácia. Qual dos contextos de trabalho abaixo não podem ser causadores de burnout?
As repercussões de condições de trabalho sobre afetividade do trabalhador estão bem organizadas em revisões da literatura que tratam sobre temas de saúde mental no trabalho, como o estresse emocional. Sobre este tema é incorreto afirmar:

O colaborador de uma empresa é altamente produtivo, o que foi evidenciado em sua última avaliação de desempenho, chegando a ser tido como referência em produtividade pelos seus pares. Seus superiores o têm como alguém muito capaz e hábil em lidar com diversas tarefas ao mesmo tempo, sem demonstrar fraqueza. Porém, com alguma frequência, ele é visto com um olhar vazio e, em situações de grande pressão emocional. Chega a ter explosões emocionais. Ele cumpre seus horários com facilidade, e recorrentemente fica além do término do expediente trabalhando. Muitas vezes age impulsivamente, ignorando detalhes, mas a imprevisibilidade de suas ações é percebida como algo positivo por seus colegas e superiores, pois compreendem que ele não se deixa levar pela rotina.

Este colaborador

Quadros de sintomas psíquicos pós-traumáticos podem se desenvolver devido à