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A luta pelo direito à educação no Brasil ganhou um impulso significativo após a promulgação da Constituição Federal de 1988. Não por acaso, discussões como evasão e fracasso escolar foram temas de grande discussão e interesse nas décadas de 1980 e 1990. Tanto a evasão quanto o fracasso escolar são obstáculos a concretização do direito à educação. Terezinha Carraher, na obra Na vida dez, na escola zero, defende que o fracasso escolar é o fracasso
Conforme aborda Bernard Charlot (2000, p.33), “o aluno em situação de fracasso é um aluno [...] uma criança ou um adolescente, isto é, um sujeito confrontado com a necessidade de aprender e com a presença, em seu mundo, de conhecimentos de diversos tipos”; é um ser humano, um ser social, um ser singular. Para o autor, esse sujeito:
Muitos alunos evadem da escola por que:

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EVASÃO ESCOLAR

- Alguma dúvida acerca do trabalho em grupo sobre o sistema respiratório?

-Sim, Professora... O que é trabalho em grupo?


O conhecimento, valores, habilidades e a questão da cidadania quando não internalizada pelo aluno, geram muitas vezes, notas baixas, reprovação, e em alguns casos ao abandono da escola. Assim, o fracasso escolar pode ser compreendido como a consequência para uma não apropriação do aprendizado. Sobre o tema comentado, o que NÃO diz respeito está inserido na alternativa:

As reflexões sobre as situações de abandono e a evasão escolar são muito recorrentes nas instituições de ensino, porém esse movimento também deve ser realizado por toda sociedade, no entendimento que garantindo a permanência e sucesso dos estudantes na educação básica, também se garante o desenvolvimento econômico e social do país. Assim, “à medida que o nível de escolaridade aumenta, maiores são as condições de o cidadão superar situações de subemprego, desemprego e pobreza, e da sociedade diminuir índices de desigualdade e violência” (PARANÁ,2017, p.1). No que refere as questões de abandono e evasão escolar, assinale a alternativa incorreta.