Filtrar


Questões por página:
Para estoicos como Marco Aurélio, a liberdade consiste em perceber o seu lugar no universo e em conformar-se com a lei da natureza que rege os céus, a estrutura social e até as partes da alma. Somos "livres" apenas quando agimos de acordo com a "razão correta". Agir de outra forma não seria livre porque ______.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Para a antiga filosofia grega era mais importante a questão “por que ser moral?” do que a questão “o que é moral?”. O paralelo que Platão realiza entre as partes da alma e as partes da sociedade reduz estas duas perspectivas para uma só ______. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Analise o texto abaixo.
Aristóteles considerou Tales de Mileto como o “primeiro filósofo da natureza”
(Fonte: ARISTÓTELES, Metafísica, Livro I, cap.3,983 b 20-984 a 5).
A grande contribuição de Tales para a filosofia e a ciência é sua(s)/seu(s) ______, por meio do qual ele buscou explicações naturais e simples para os fenômenos naturais.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
“A cultura não é um dom dos deuses aos mortais, como ensina o mito. Foram os homens que tudo descobriram pelos seus esforços inquiridores, e é por meio deles que vão acrescentando novos elementos à cultura. […] O cosmos da filosofia da natureza converte-se, por um movimento reflexo do desenvolvimento espiritual, no protótipo da eunomia da sociedade humana. É nele que a ética da cidade encontra a sua raiz metafísica.
(Fonte: JAEGER, W. Paidéia. Tradução de Artur M. Parreira.3.ed. São Paulo: Martins Fontes,1995, p.214 et seq.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre as relações entre mito e filosofia na Grécia Antiga, analise as afirmativas abaixo.
I. A filosofia é o pensamento racional separam-se dos mitos de forma gradual, ao longo do tempo, na Grécia Antiga.
II. Podemos considerar que o mito já era filosofia, uma vez que procurava respostas para problemas, os quais, até hoje, são objetos da pesquisa e indagação filosófica.
III. O mito é uma construção narrativa que se define pelo seu tema, pelo seu objeto e, principalmente, modo de narrar, o qual invoca elementos mágicos para descrever o homem e o mundo no qual ele habita.
IV. A filosofia acabou representando uma ruptura radical, imediata e permanente em relação aos mitos, transformando-se numa forma de pensar baseada na racionalidade e no empirismo, desde seu nascimento na Grécia Antiga até a contemporaneidade.
Estão corretas as afirmativas:
A afirmação de Platão segundo a qual “são os filósofos que devem governar” deve ser considerada uma