Filtrar


Questões por página:
Ao longo dos séculos de sua existência, a civilização grega viu não apenas o surgimento da filosofia como também suas transformações e as mudanças de enfoque de suas investigações.
Assinale a opção que caracteriza a forma de investigação predominante no período pré-socrático.
Leia o fragmento a seguir.
“Parece impossível que a substância exista separadamente daquilo de que é substância; consequentemente, como podem as Ideias, se são substâncias das coisas, existir separadamente das coisas? Mas no Fédon é afirmado justamente isso: que as Formas são causa do ser e do devir das coisas. Existem muitas outras coisas que se produzem – por exemplo uma casa ou um anel –, das quais os platônicos não admitem a existência de Ideias. Por conseguinte, é claro que todas as outras coisas podem ser e gerar-se por obra de causas do mesmo tipo daquelas que produzem os objetos acima mencionados, e não por obra das Formas.”
Adaptado de ARISTÓTELES. Metafísica, São Paulo: Edições Loyola. Vol. II.2015.
Assinale a opção que descreve corretamente a posição de Aristóteles relativamente à doutrina platônica das Formas.
“Após ter pensado bastante nisto e de ter examinado cuidadosamente todas as coisas, cumpre enfim concluir e ter por constante que esta proposição, eu sou, eu existo, é necessariamente verdadeira, todas as vezes que a enuncio ou que a concebo em meu espírito”.
Adaptado de DESCARTES, René. Meditações. São Paulo: Abril,1973.
Assinale a opção que identifica corretamente a instância com base na qual é possível inferir a certeza enunciada, para Descartes.
Leia o trecho a seguir.
“Ora, isto não o dizem os livros platônicos. Suas páginas não encerram a fisionomia daquela piedade, nem as lágrimas da compunção, nem ‘o vosso sacrifício nem o espírito compungido, nem o coração contrito e humilhado’, nem a salvação do povo, nem a cidade desposada, nem o penhor do Espírito Santo, nem o cálice do nosso resgate. Lá ninguém canta: Porventura a minha alma não há de estar sujeita a Deus? ‘Depende d'Ele a minha salvação, porquanto Ele é o meu Deus e Salvador. Ele me recebe e d'Ele não me apartarei mais.’ Nos livros platônicos ninguém ouve Aquele que exclama ‘Vinde a Mim, vós, os que trabalhais’. Desdenham em aprender d’Ele, que é manso e humilde de coração. ‘Escondestes estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelastes aos humildes’.”
DE HIPONA, Agostinho. Confissões. São Paulo: Abril Cultural,1980

No trecho citado, é correto afirmar que, para Agostinho de Hipona, a doutrina platônica é
Quando o professor de Religião, cumprindo com os Parâmetros Curriculares, considera os valores de cada família, as diferentes visões de mundo de cada estudante, a diversidade sociocultural, pode concluir que:

I. Reuniu o significado que representa a disciplina, entendendo a amplitude de alcance da disciplina e dos aspectos que formam o currículo.
II. Estabeleceu uma identidade do Ensino Religioso.
III. Deixou de realizar o que é de seu ofício, de ensinar o comportamento correto, o conteúdo elaborado da disciplina e as orientações curriculares nacionais.

Quais estão corretas?