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Concurso:
Prefeitura de Cururupu - MA
Disciplina:
Pedagogia
Marque a alternativa correta sobre a função social da escola:
Concurso:
Prefeitura de Canaã dos Carajás - PA
Disciplina:
Pedagogia
Leia o trecho a seguir e reflita sobre a função social da escola pública.
A função social da escola é a de propiciar a aquisição dos instrumentos que possibilitam o acesso ao saber elaborado (ciência), bem como o próprio acesso aos rudimentos desse saber. As atividades da escola básica devem organizar-se a partir dessa questão.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados,2011, p.14.
Segundo o trecho, assinale a opção que apresenta a principal função social da escola.
A função social da escola é a de propiciar a aquisição dos instrumentos que possibilitam o acesso ao saber elaborado (ciência), bem como o próprio acesso aos rudimentos desse saber. As atividades da escola básica devem organizar-se a partir dessa questão.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados,2011, p.14.
Segundo o trecho, assinale a opção que apresenta a principal função social da escola.
A Educação, neste método, é tecida em conjunto por alunos e professores, frente aos exercícios da leitura e da escrita praticadas exaustivamente nas aulas. Assim, mestres e aprendizes atuam juntos na construção do conhecimento, assessorados pela incidência da problemática social mais atual e pelo arsenal de saberes já edificados, patrimônio intransferível do ser humano.
O texto se refere a:
O texto se refere a:
Concurso:
Prefeitura de Petrolina - PE
Disciplina:
Pedagogia
As atribuições da educação e, consequentemente, da função social da escola sempre foram perpassadas por vários olhares. No entanto, ressignificar a função social da escola voltada para a formação integral do aluno tem sido um desafio político institucional frente ao atual contexto histórico emergente que vem exigindo mudanças não somente em sua estruturação, mas principalmente, no compromisso com a realização plena do ser humano, alcançada pela democratização participativa.
SANTOS, Emina Márcia Nery dos; LIMA, Francisco Willams Campos; VALE, Cassio. Decálogo da escola como espaço de proteção social: consolidando a função social da escola como espaço democratizante. Eccos - Revista Cientifica, São Paulo, n.54, p.1-18, e8338, jul./set.2020. Disponível em: https://doi.org/10.5585/eccos.n54.8338.
O fragmento acima faz referência à função social da escola em resposta ao novo cenário da sociedade contemporânea, cujas condições estruturantes são:
I. Democratização. II. Inclusão. III. Neutralidade curricular. IV. Educação integral. V. Promoção da formação continuada da comunidade educativa.
Está correto apenas o que é afirmado em:
SANTOS, Emina Márcia Nery dos; LIMA, Francisco Willams Campos; VALE, Cassio. Decálogo da escola como espaço de proteção social: consolidando a função social da escola como espaço democratizante. Eccos - Revista Cientifica, São Paulo, n.54, p.1-18, e8338, jul./set.2020. Disponível em: https://doi.org/10.5585/eccos.n54.8338.
O fragmento acima faz referência à função social da escola em resposta ao novo cenário da sociedade contemporânea, cujas condições estruturantes são:
I. Democratização. II. Inclusão. III. Neutralidade curricular. IV. Educação integral. V. Promoção da formação continuada da comunidade educativa.
Está correto apenas o que é afirmado em:
Concurso:
Prefeitura de Petrolina - PE
Disciplina:
Pedagogia
Historicizar o papel da instituição escolar através das especificidades de cada contexto é compreender as múltiplas interpretações nos campos social, da cultura e da educação. O que consiste relançar um olhar analítico sobre a função social da escola, mediante os desafios impostos pela contemporaneidade e a ressignificar sua tarefa educativa como intervenção na realidade e como instrumento de transformação para atender as demandas da dinamicidade à vida em sociedade.
Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riuf c/39125/1/2013_eve_rlfreitas.pdfAcess o em: 12 nov.2023. (adaptado)
Considerando o texto-base e os pressupostos sobre a função da escola no contexto contemporâneo, avalie as afirmações a seguir.
I. Pautar o trabalho educativo no desenvolvimento da capacidade e habilidade do pensamento do aluno formando atitudes, valores e a realização como cidadão, conhecendo suas limitações e possibilidades de transformação.
II. Substanciar a luta pelo acesso e permanência no processo de escolarização através dos parâmetros análogos e articulados com os interesses dominantes.
III. Favorecer a aprendizagem de conceitos, teorias, desenvolver capacidade e habilidade de pensamento, formar atitudes e valores objetivando a realização dos alunos como pessoas e profissionais-cidadãos.
IV. Asseverar a formação dos alunos como cidadãos capazes de se posicionar consciente e criticamente diante das situações-problemas vividos.
V. Propiciar a formação integral do aluno, o qual tenha acesso ao conhecimento culturalmente produzido pela humanidade e que possa posicionar-se criticamente diante da realidade em que está inserido.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riuf c/39125/1/2013_eve_rlfreitas.pdfAcess o em: 12 nov.2023. (adaptado)
Considerando o texto-base e os pressupostos sobre a função da escola no contexto contemporâneo, avalie as afirmações a seguir.
I. Pautar o trabalho educativo no desenvolvimento da capacidade e habilidade do pensamento do aluno formando atitudes, valores e a realização como cidadão, conhecendo suas limitações e possibilidades de transformação.
II. Substanciar a luta pelo acesso e permanência no processo de escolarização através dos parâmetros análogos e articulados com os interesses dominantes.
III. Favorecer a aprendizagem de conceitos, teorias, desenvolver capacidade e habilidade de pensamento, formar atitudes e valores objetivando a realização dos alunos como pessoas e profissionais-cidadãos.
IV. Asseverar a formação dos alunos como cidadãos capazes de se posicionar consciente e criticamente diante das situações-problemas vividos.
V. Propiciar a formação integral do aluno, o qual tenha acesso ao conhecimento culturalmente produzido pela humanidade e que possa posicionar-se criticamente diante da realidade em que está inserido.
É CORRETO apenas o que se afirma em: