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A educação do século XXI de alguma forma tem compromisso com a transformação da práxis social e os profissionais de ensino se tornam co-responsáveis na produção dos conhecimentos necessários à sociedade em constante mudança, comprometida com a valorização da vida e com o equilíbrio do planeta. Avalie a veracidade das proposições abaixo transcritas, com relação às metodologias que podem ser adotadas e assinale (V) para verdadeiras e (F) para as falsas:

( ) A aprendizagem baseada em problemas estimula a competitividade entre os alunos e não favorecem o trabalho em equipe.
( ) A aprendizagem baseada em problemas é uma estratégia em que o estudante assume o papel de agente e principal responsável pelo seu aprendizado.
( ) O aprendizado que fica apenas no nível da memorização tem pouco valor para a vida social e profissional.
( ) Ao estabelecer a dinâmica da aprendizagem baseada em problemas o professor assume obrigatoriamente a condição de fornecedor de conhecimentos.

A sequência CORRETA é:
Assinale a alternativa cuja ação contempla uma proposta de trabalho educativo comprometido com a promoção da Cultura de Paz.
Sobre a função social da escola, o objetivo básico e prioritário é o de
A ferramenta mais importante para um bom diálogo e para resolver conflitos é saber escutar com atenção e vontade. Escutar demanda decisão consciente e a vontade de se livrar da distração e das intervenções. Além de prestar total atenção na outra pessoa, é preciso escutar também com o coração e com a alma. Aprender a escutar desenvolve paciência e humildade (Conselho Nacional do Ministério Público,2014).

São técnicas para uma boa escuta, EXCETO:
A escola de décadas atrás serviu aos interesses das camadas dominantes da sociedade e, para isso, estabeleceu os seus objetivos, conteúdos, métodos e sistema de organização de ensino. A escola pela qual devemos lutar hoje deve fomentar o desenvolvimento científico e cultural do povo, preparando as crianças e jovens para a vida, para o trabalho e para a cidadania, por intermédio da educação geral, intelectual e profissional. Consoante as características de escola democrática, a alternativa que apresenta uma tarefa da escola pública democrática é: