Filtrar


Questões por página:
A organização de arquivos históricos não pode ser desvinculada da própria avaliação crítica da constituição desses arquivos históricos, suas intencionalidades e seus silenciamentos. Assim como é importante conhecer as noções básicas para garantir uma boa gestão, é preciso conhecer as problemáticas relações entre memória, história e arquivos históricos. Acerca dessa problemática levantada, a assertiva que NÃO pode ser considerada correta é:
A organização de arquivos históricos é uma atividade que ganhou centralidade durante a formação dos Estados Nacionais Modernos, de forma acelerada no século XIX. Ao longo desse processo foi visto que é preciso estabelecer critérios claros e eficazes para armazenar, classificar e recuperar documentos históricos de forma apropriada. O principal objetivo da organização de arquivos históricos é:
As políticas públicas de memória são fundamentais para garantir o respeito à história e à identidade cultural de um país. Elas têm como objetivo preservar e valorizar a memória coletiva e individual, além de promover a reflexão crítica sobre o passado. Das seguintes ações, aquela que NÃO é uma política pública de memória, está apresentada na opção
A historiografia brasileira é uma disciplina que tem como objetivo estudar a produção e evolução da historiografia no Brasil, desde os primeiros registros até a atualidade. Nesta questão, vamos avaliar seu conhecimento sobre alguns dos principais períodos e escolas históricas do Brasil. A escola histórica que teve influência na história colonial brasileira e que valorizava a figura dos bandeirantes chama-se:
“Nestes tempos que alguns batizaram de pós-modernos, predomina em certos ambientes acadêmicos uma visão sobre a história (...) de mera construção ou representação, sob o signo de diversos poderes (...) evacuadores de saberes alternativos. Tais disciplinas são entendidas como algo a abordar só hermeneuticamente. Em outras palavras, não haveria História e, sim, histórias “de” e “para” determinados grupos definidos por dadas posições - constituindo, estas, lugares de onde se fala -, o que significa que, ao escrever, um historiador se dirigiria, na realidade, a um destes grupos, àquele que partilhe com ele as premissas que constroem o seu discurso. Existiría, então, uma história das - mulheres, uma história dos negros, uma história dos homossexuais; uma história construída em torno de interesses ecológicos, em relação a Chipre uma história grega e outra turca etc.
(CARDOSO, Ciro Flamarion. Um historiador fala de teoria e metodologia: ensaios. Bauru: EDUSC,2005, p.83)
Acerca dos temas presentes no paradigma pós-moderno é correto afirmar que a pós-modernidade apresenta uma